Variedades

Indiscreto charme da ‘intelligentsia’ paulistana

13/09/2018

O Banquete
(Brasil/2017, 104 min.) Dir. Daniela Thomas. Com Drica Moraes, Mariana Lima, Bruna Linzmeyer

O Banquete estava programado para o Festival de Gramado, mas sua diretora, Daniela Thomas, resolveu sair da mostra em virtude do falecimento de Otavio Frias Filho, publisher da Folha de S. Paulo.

Um dos personagens, Mauro (Rodrigo Bolzan) é decalcado em Frias. Como este, Mauro corre risco de ser preso por uma carta pública em que ataca o presidente da República. Essa ameaça pesou sobre Frias no governo Collor.

O ambiente é intimista e quase em cenário único. Nesse filme à clef, os personagens são identificáveis para quem frequentou o meio cultural e jornalístico entre os anos 1980 e 1990. Entre vinhos finos e comidas sofisticadas, rola o clima típico dessas festinhas da intelligentsia nativa, meio liberal meio esquerda light: comentários ácidos, seduções, arrogância e tremenda hostilidade entre todos.

Que gente!, dirá o espectador. A filmagem é sofisticada, em longos planos-sequência, os diálogos são inteligentes, mas a sensação de desalento é inevitável. Isso é Brasil. Parte dele, ao menos.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Autor: Luiz Zanin Oricchio
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.