quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Notícias

In:

Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC agosto 2018

Por Redação com Fecomércio

O Instituto Fecomércio de Pesquisas de Alagoas (IFEPD/AL) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizou nos últimos 10 dias de julho a coleta de informações e dados sobre a confiança dos empresários do setor de Comércio e Serviços da capital alagoana. Foram entrevistados 189 empresários do setor em Maceió.

Como já ressaltado na pesquisa do nível de consumo das famílias de agosto (ICF), nem mesmo o Dia dos Pais foi suficiente para elevar as receitas dos empresários do Comércio e de Serviços na região. Justamente por isso, a confiança do empresário do Comércio caiu em agosto, 3,08% (em comparação ao mês de julho), a quinta queda consecutiva, desde abril. A confiança entre o mesmo mês do ano anterior continua superior, 4,8%.

Quando comparamos as motivações entre agosto de 2017 e agosto de 2018, percebemos que o empresário está 10% mais confiante com as condições atuais do comércio este ano do que ano passado (demonstrando que o consumo e as receitas do setor estão realmente melhores do que em 2017). Contudo, a expectativa dos empresários entre agosto de 2017 e o mesmo mês em 2018 está 0,5% pior.

A greve dos caminhoneiros, a corrida eleitoral, a insatisfação com a economia que está a 5 trimestres consecutivos crescendo apenas 0,1%, apontando estagnação, mostram que a crença de um 2018 melhor não se configura na mente dos empresários do Comércio de Maceió. Já em termos de investimentos, contratações e nível de estoque, os empresários estão em uma posição 8,8% superior este mês de agosto ante agosto de 2017.

Fato bastante positivo, sinalizando que mesmo não tão confiante com os caminhos da economia brasileira, busca saída para a estagnação investindo, contratando e comprando insumos e matéria-prima para produzir.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com