Geral

Alagoas conquista 2º lugar no Prêmio Jovem Profissional em saneamento ambiental

26/09/2018
Alagoas conquista 2º lugar no Prêmio Jovem Profissional em saneamento ambiental

Alagoas conquistou o 2º lugar no 5º Prêmio Jovem Profissional, competição realizada durante a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan, concomitante ao 29º Encontro Técnico AESabesp que ocorreu de 18 a 20 de setembro, no Pavilhão Branco Expo Center Norte, em São Paulo

A Casal ficou em segundo lugar com o trabalho “Tijolos ecológicos de solo cimento: alternativa sustentável à destinação do lodo gerado em estações de tratamento de esgotos”, de autoria do funcionário Antônio Ramos Soares Júnior.

Este ano foram inscritos mais de mil trabalhos técnicos, onde 210 foram aprovados para apresentação no evento e 10, compreendendo os estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo, foram elencados como os melhores para concorrer à premiação.

O Prêmio, que teve como tema meio ambiente e saneamento ambiental, busca profissionais com idade de até 30 anos, que por meio de apresentação de trabalhos técnicos contribuam com as necessidades do mercado de trabalho e, desta forma, possa colaborar com a formação de jovens profissionais, oferecendo oportunidades de divulgarem seus trabalhos no setor.

Já a Fenasan é promovida há 29 anos consecutivos pela AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), consolidada e reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior, que ocorre em caráter simultâneo com o Encontro Técnico da AESabesp-Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, e é considerada como o maior evento do setor na América Latina.

Para Antônio Ramos, a premiação foi “uma prata que vale ouro”. “Quem milita na pesquisa e na inovação sabe do que estou falando: não é apenas sobre o prêmio, não é somente sobre ocupar o segundo lugar em um evento tão importante quanto a Fenasan, não é exclusivamente sobre o reconhecimento, mas de outro modo, é sobretudo sobre o impacto de todas essas questões para a operação direcionada da ciência e inovação posta dentro de um contexto de paradigmas e perspectivas do serviço público. Me orgulho muito em representar o Nordeste nesse ranking. Me orgulha muito colocar pela primeira vez  Alagoas no pódio da ciência e da inovação no maior evento de saneamento da América Latina. Me orgulho em vestir a camisa de Alagoas, da Casal e do Ifal nesse evento. O sentimento é de gratidão e de muita responsabilidade. Nós, nordestinos do semiárido alagoano, militantes do saneamento, arretados, temos um universo de paradigmas a serem enfrentados e isso por si só emana um canteiro de estudo para desenvolver e contribuir, e podemos. Nós podemos. Podemos muito”, vibrou.