Geral

Sesau realiza oficina para mães de crianças com microcefalia, em Palmeira

23/08/2018
Sesau realiza oficina para mães de crianças com microcefalia, em Palmeira

PHOTO-2018-08-22-13-29-17

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), juntamente com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, realizaram ontem (22) a oficina Movimento Zika, voltada para famílias e cuidadores de crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika, como também profissionais da saúde, educação e assistência social. A oficina aconteceu na Creche Infantil Maria do Carno Sampaio Caparica.

O objetivo da oficina foi oferecer às famílias, cuidadores e profissionais da saúde, educação e assistência social, a metodologia para a produção e uso de materiais de baixo custo para a Estimulação Precoce de crianças de 0 a 3 anos de idade.

A secretária Kátia Born lembrou a luta que é manter as unidades que atendem pessoas com deficiência e a adequação que tem que ser feita para as crianças que foram acometidas pelo vírus da Zika. “Agora é um trabalho em conjunto, antes era mais a saúde que estava preocupada. Agora somos uma equipe, trabalhando em prol da inserção dessas crianças na escola e na sociedade. Parabenizo a enfermeira Carla em estar engajada e trabalhando com tanto amor por nossas crianças”, disse Kátia.

O prefeito Júlio Cezar destacou que é preciso investir em políticas públicas que incentivem a educação especial. “O nosso município tem muitas salas de educação especial, que requer um financiamento. Mas as políticas públicas, depois de implantadas, precisam funcionar. Em um ano e oito meses de governo precisamos avançar em várias ações, entre elas para as crianças especiais. Elas precisam ter uma sala com educação de qualidade, com mais professoras e monitores. Custa mais caro, mas o que vale é ver o sorriso das mães, em ter uma educação melhor voltada para os seus filhos. Temos que dar amor e atenção tão qual damos aos nossos filhos, e isso os nossos profissionais fazem com muito carinho. Palmeira também tem o papel de acolher os municípios de outras regiões. Nada supera a força do ser humano quando ele quer fazer. E quando queremos fazemos o nosso melhor”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Estiveram presentes a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, secretária municipal de Desenvolvimento Social Mônica Targino, a coordenadora da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SUPED) da Sesau Renata Bulhões, representando o Ministério da Saúde e pesquisadora do Movimento Zika Daniela Marçal, e representantes dos municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.