Geral

Prefeitura cobra responsabilidades no caso da UPA

14/08/2018
Prefeitura cobra responsabilidades no caso da UPA

O prefeito em exercício Márcio Henrique se reuniu na manhã desta segunda-feira (13), na Prefeitura, com membros da Comissão Permanente de Acompanhamento e a diretoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo foi pedir esclarecimentos sobre o fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva. O paciente deu entrada na UPA no último sábado (11) e a família acusa uma profissional daquele estabelecimento de negligência médica.

Márcio Henrique solicitou ao IDAB o afastamento da profissional, até que o processo seja apurado, e que o Instituto verifique também a capacidade técnica de todos os profissionais e envie os resultados à Comissão Permanente da Prefeitura.

Sobre a apuração do caso, que envolve a profissional da UPA, Márcio destacou. “A Comissão da Prefeitura fará a sua própria avaliação. Iremos avaliar também o relatório da sindicância. Depois enviaremos as nossas conclusões para o Conselho Regional de Medicina, e este avaliará se houve ou não negligência médica da parte da profissional”, informou o prefeito em exercício.

No início da manhã, a Comissão se reuniu na UPA para tratar do assunto e exigir as medidas cabíveis do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), que administra a Unidade. O IDAB comunicou que já foi instaurada uma sindicância interna. Após a reunião, a prefeitura divulgou uma Nota Oficial sobre o caso. Veja abaixo.

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios informa que tomou conhecimento do fato ocorrido com o paciente José Wellington Tomé da Silva e que já designou a Comissão Permanente de Acompanhamento para apurar o fato.

A Comissão está reunida hoje (13), na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, para tratar do assunto e exigir as medidas cabíveis do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB). O IDAB por sua vez, comunicou que já foi instaurada sindicância interna e tomará as providências. A secretária Kátia Born informa que acompanha atentamente o caso e pede celeridade na conclusão do relatório geral que dirá o que houve de fato.

Entenda o caso

O senhor José Wellington Tomé da Silva deu entrada na UPA no último sábado (11) desacordado. De acordo com familiares, o paciente não recebeu o devido atendimento na Unidade e foi encaminhado para o Hospital Regional Santa Rita. Devido à gravidade dos ferimentos, foi mais uma vez transferido para o Hospital de Emergência Drº Daniel Houly, em Arapiraca.