Artigos

Padre Delorizano da Rocha

03/08/2018
Padre Delorizano da Rocha

Pedi a alguém que estava a par do que eu desejava. Por conseguinte, ao invés de estar usando aspas, tenho a liberdade de escrever sem esse artifício. Trata-se do Padre Delorizano Marques de Rocha, recentemente falecido.

No dia 27 de fevereiro de 1944, houve um choro de criança recém-nascida em Major Izidoro. Tal nascimento ocorreu na residência de seus pais: Benedito Jerônimo da Rocha e Maria Marques da Rocha. Na cidade natal, consoante a nomenclatura da época, fez o chamado curso primário.

Desde pequeno demonstrava pendores para o sacerdócio. Por esse motivo, Delorizano, conhecido na intimidade por Deló, foi enviado, para a cidade de Penedo, a fim de fazer o então curso ginasial, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

O então bispo da Diocese de Penedo enviou-o para o Seminário São José na cidade de Garanhuns, em Pernambuco. Demonstrando pendores para o estudo, o Bispo de Penedo encaminhou o seminarista em tela para a Universidade Católica de Porto Alegre, onde estudou com eficiência Filosofia e Teologia.

Terminados os estudos, regressou à terra natal. Até que enfim, em 23 de janeiro de 1975, numa noite sob o clarão das estrelas, com a presença de vários sacerdotes e de muitas pessoas, naquela terrinha, onde um dia ouviu-se um choro de criança, é ordenado sacerdote aquele que, desde a infância, desejou viver como sacerdote, seu primeiro trabalho foi ser coadjutor do Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, pároco de Água Branca.

Depois de algum tempo, Padre Delorizano foi o primeiro pároco de Inhapi, e tomou posse da nova paróquia no ano de 1976. A paróquia tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário. Esteve também por algum tempo na paróquia de Batalha.

Eis que no dia 31 janeiro de 1980 foi nomeado pároco da Paróquia de São Cristovão, na cidade de Santana do Ipanema. Como se sabe, Santana do Ipanema tem duas paróquias: Sant’ Ana do Ipanema e São Cristóvão.

A paróquia São Cristóvão teve como primeiro pároco o Padre Alberto e a Paróquia de Sant’ Ana do Ipanema foi a primeira paróquia da cidade da mimosa cidade de Santana do Ipanema.

No dia 10 de fevereiro de 1989, o Padre Delorizano assumiu a paróquia de Senhora Sant’ Ana. Convém acrescentar que, por meio do Decreto Legislativo, número 03/84 de autoria do vereador Luciano Gaia Nepomuceno, a Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema houve por bem conceder o título de Cidadão Honorário ao Padre Delorizano Marques da Rocha.

Para comemorar o início do século XXI, o sacerdote em tela construiu o santuário de Nossa de Guadalupe, inaugurado no dia primeiro de janeiro de 2001.

Eis que no mês de 2008, o chamado Padre Deló é transferido para Água Branca, lugar onde exerceu as primícias do seu sacerdócio. O dia 23 de julho de 2018 marcou o encerramento da vida terrena do Padre Delorizano, que seguiu rumo à Pátria Celeste.