Geral

IDAB/UPA divulga nota de esclarecimento sobre caso José Wellington

16/08/2018
IDAB/UPA divulga nota de esclarecimento sobre caso José Wellington

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas na última segunda-feira (13), o Instituto Diva Alves do Brasil(IDAB), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Canales, do município de Palmeira dos Índios, vem esclarecer que:

Frente aos fatos divulgados pelas mídias sociais e imprensa local em relação ao atendimento prestado ao paciente J. W. T. S, e em nome de todos os colaboradores desta instituição, estamos solidários com a dor da família.

Informamos que o paciente foi acolhido na unidade, onde passou por classificação de risco, recebeu atendimento médico, este por sua vez habilitado para o exercício de sua profissão, utilizou medicações e solicitou os exames complementares, conforme protocolo de assistência ao trauma.

Conforme conduta médica, diante do quadro clínico, o paciente permaneceu em observação até que a estabilidade clínica trouxesse segurança para realizar a remoção e transferência para o Hospital Regional Santa Rita, sendo esta a unidade de saúde referência, segundo a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Enfatizamos que durante a permanência nas instalações da UPA 24 HORAS, todos os procedimentos pertinentes foram empregados pela equipe assistencial, assim como foi preservada a vida do paciente, até que a transferência do mesmo pudesse ocorrer sem oferecer riscos de morte durante a remoção.

Ressaltamos que a equipe assistencial do IDAB recebe treinamento e capacitação. Como exemplo recente, os profissionais participaram do curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), que promove a qualificação de médicos e enfermeiros para salvar vidas.

Por fim, pedimos a todos, que em respeito à família, evitem pré-julgamentos em relação ao paciente, como também, ao atendimento médico, para que não façam análise prévia das mais variadas notícias e seus respectivos comentários. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam ou que se fizerem necessários junto aos órgãos competentes para o exercício legal da Medicina.