Geral

Ifal Palmeira sediará evento de difusão da cultura hacker

29/08/2018
Ifal Palmeira sediará evento de difusão da cultura hacker

O campus Palmeira dos Índios sediará em 22/09 o “H4CKS3C”, evento de difusão da cultura hacker de colaboração, tecnológica e aprendizado. Com o intuito de interiorizar o conhecimento nas áreas de Empreendedorismo, Segurança da Informação, Desenvolvimento de Software, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, para o agreste e sertão, o “H4CKS3C” será destinado para públicos de formação diversificada, bem como curiosos e afins por tecnologia, tendo início a partir das 8h.

As inscrições custam R$ 27,50 e podem ser realizadas no site do próprio evento. Segundo a coordenadora do curso de Informática, Hellyne Lima, o convite para sediar o “H4CKS3C” partiu dos próprios organizadores. “Um dos motivos se dá pelo fato de que nosso campus é um local interessante, já que fica em uma região onde ainda não havia sediado o evento (as duas últimas versões foram em Arapiraca). Além disso, temos alunos e professores da área”, ressalta.

O “H4CKS3C” é uma versão do “ARAHacker Day”, evento cujas últimas edições englobou apenas Arapiraca. “Tivemos alguns fatores que nos permitiram ter uma amplitude maior em inseri-lo como itinerante, sem limitações. Por tanto, esta é a primeira edição do ‘H4CKS3C’ e será realizada no Ifal de Palmeira dos Índios”, diz o CEO da Legião Hacker Clube, Aldenízio dos Santos.

A ideia é também desmistificar a forma como a mídia trata os profissionais de segurança como sendo pessoas criminosas no mundo virtual. “Hacker é qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais”, explica Aldenízio.

Uma novidade, obtida através desta parceria, é a oficina “React Native”, que será ministrada pelo aluno do 4º ano de Informática, Simplício Baiano de Souza. “Ele desenvolveu esse trabalho em uma disciplina ministrada pelo professor Jean Costa. Foi uma atividade pela qual ele se interessou e buscou aprender um pouco mais e agora Simplício terá a oportunidade de passar todo esse conhecimento”, conta Hellyne.

Além das palestras, os inscritos poderão participar de campeonatos voltados a desafiar e instigar ainda mais seu raciocínio.

Entenda os campeonatos:

Área 51 – em uma sala fechada, com pouca luz, com um cenário diferente a cada evento (pode ser um quarto hacker, um quarto de um detetive, uma empresa de tecnologia, etc.), com diversos desafios espalhados e escondidos, em um total de 05 desafios, os mesmos devem ser encontrados e resolvidos em um tempo de 30 minutos, o decorrer do tempo será visto pelos participantes, via projeção de datashow e ainda conta com um repertório musical a um determinado volume. Após resolver o último desafio, a equipe aciona sua saída da sala, dentro do tempo estabelecido.

Crypto Challenge – é um campeonato composto por 10 ou mais testes de criptografia espalhados pelo local do evento, onde o participante deverá usar o seu celular e ter disponível um leitor de QRCode para poder abrir os testes, resolvê-los e publicá-los nas mídias sociais, conforme regras que serão informadas pelos organizadores, alguns minutos antes de iniciar o campeonato.

CTF (Capture The Flag) – as conhecidas competições hackers denominadas CTF, são um conjunto de desafios que testam o conhecimento e racionício lógico de cada hacker, que promovem desafios em diveras áreas de segurança da informação, como por exemplo: pentest, forense, engenharia reversa, criptografia, redes, programação, entre outras.

Confira a programação:

08h00 – Credenciamento

08h40 – ALDENIZIO DOS SANTOS

Abertura

09h00 – FILIPE EMANUEL

Palestra: Redes Complexas: Controlabilidade de Redes Veiculares.

10h00 – VALDENIO FREITAS

Palestra: Alta Produtividade

10h00 – ALEXANDRE BARROS

Oficina: Criptografia

10h00

Crypto Challenge – Individual

12h00

Almoço

13h30

Cryptohunter – Equipe

13h30

CTF – H4CKS3C

13h30 – GILSON CASTRO

Palestra: A ascensão e competitividade global da indústria de inteligência artificial

14h00

Oficinas

16h00 – MAXSUEL LOPES

Palestra: Pensando como um Black Hat

16h50

Mesa-redonda

17h00

Encerramento