Geral

Estudante do Ifal Arapiraca representa Alagoas em evento que incentiva a participação feminina na ciência

06/08/2018
Estudante do Ifal Arapiraca representa Alagoas em evento que incentiva a participação feminina na ciência

Natanielly

A aluna Natanielly de Oliveira, 18, que está no 4º ano do curso técnico integrado de Informática do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, viaja nesta segunda, 6, para Brasília. Ela representará o Estado no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, que vai acontecer durante o ConectaIF, evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília.

A proposta é produzir experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas de ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. A atividade vai contar com 41 estudantes entre 17 e 26 anos de idade, de todos os estados do país. Elas representam as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

“A expectativa para o evento é altíssima. Conhecer outros tipos de culturas do país, sotaques e pensamentos vai ser incrível. Todas nós vamos tentar ao máximo levar um pouquinho da nossa cultura para compartilhar e eu espero que todas as equipes façam um ótimo trabalho e que as nossas bagagens voltem cheias de novos aprendizados e novas experiências”, afirma Natanielly.

As atividades do Desafio começam às 9h da terça-feira, 7, e acontecerão diariamente, das 9h às 18h, no ConectaIF. A apresentação dos protótipos acontecerá na sexta-feira, 10 de agosto.

De acordo com a organização do evento, o Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.