Geral

Coreia do Norte não abandonou programa nuclear, diz ONU

04/08/2018

A Coreia do Norte não abandonou seu programa nuclear e está violando as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) ao “aumentar a transferência ilícita feita de navio para navio de produtos derivados de petróleo”, segundo relatório da própria ONU.

Um resumo do documento que foi enviado ao Conselho de Segurança na sexta-feira e obtido pela Associated Press mostra que a Coreia do Norte também está violando as sanções ao transferir carvão no mar e desrespeitando um embargo de armas.

A Coreia do Norte “não parou seus programas nuclear e de mísseis” e continua desafiando as sanções.

Os especialistas que assinam o relatório afirmam que a Coreia do Norte tentou vender armas de pequeno porte e outros equipamentos militares por meio de intermediários estrangeiros, incluindo traficantes sírios.

Companhias, pessoas e outras entidades na Ásia continuarão a ser investigadas pela aquisição de centrífugas para o programa nuclear da Coreia do Norte e pela tentativa de venda de equipamentos militares para governos e grupos armados no Oriente Médio e na África.

O Conselho de Segurança impôs sanções à Coreia do Norte pela primeira vez após o teste nuclear de 2006 e as endureceu cada vez mais em resposta a testes subsequentes. Fonte: Associated Press.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.