Geral

Arapiraca sedia conferência sobre os direitos da população de rua

02/08/2018
Arapiraca sedia conferência sobre os direitos da população de rua

RUAS SEM DIREITO ARAPIRACA (5)

Pesquisadores, advogados e estudantes de direito se reúnem, nesta sexta-feira (3), na Casa de Cultura de Arapiraca, para discutir as condições das pessoas em situação de rua. A I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades ocorre após a semana em que o tema voltou a ser assunto em Alagoas, que, nos sete primeiros meses de 2018, acumula 13 moradores de rua assassinados. Aberto ao público, o evento é um desdobramento de um projeto de extensão da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB – Unidade Arapiraca, que buscou identificar até que ponto à justiça atende a essa parcela da população.

O objetivo é levar a discussão para além do meio acadêmico e encontrar soluções viáveis para o abandono da população de rua, por parte da sociedade e do serviço público. Para isso, a conferência contará com  representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pesquisadores, estudantes, representantes da assistência social do município e com a coordenação do Centro POP, local de acolhimento diurno para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para um dos idealizadores do projeto, o advogado e professor Gabriel Viana, será um passo importante para visibilizar as necessidades da população de rua.

“Vamos discutir essa questão sob a perspectiva do Direito. Não podemos continuar discutindo Direito, leis e códigos estáticos, aplicados em gabinetes climatizados, enquanto tivermos pessoas sem acesso a garantias mínimas. Não podemos esconder embaixo de um tapete o verdadeiro motivo pelo qual o Direito existe: assegurar justiça a todos. Não adianta, para mim, que nos prendamos em uma sala de aula ou um escritório, para ensinar, aprender ou aplicar o que é Direito, sem que o mesmo seja tocado e visto de perto. Livros ensinam, mas a realidade reforça o saber e nos faz mais cientes de quem nós somos e para onde vamos.” diz o professor.

RUAS SEM DIREITOS

Além da I Conferência Direito, Ruas e Vulnerabilidades, um documentário produzido pelos estudantes será exibido para o público presente. O filme Ruas Sem Direitos foi filmado em Arapiraca, a partir das vivências e histórias dos acolhidos pelo Centro Pop da cidade do Agreste alagoano.

“Essa ideia contou com parceiros, como a Profª Paula Laíse Ribeiro Silva, Prof. Ailton da Costa e Prof. José Marques. O Prof. Ailton, que é cineasta e proprietário da produtora Costa Livre Filmes, fez a produção e a finalização do filme. Não podendo esquecer os alunos do primeiro semestre do Curso de Direito dessa instituição e os integrantes do Projeto Ominira. Mas, os protagonistas foram os acolhidos do Centro POP, que compartilharam suas vivências e  ensinaram bastante a todos nós”, completa Gabriel Viana, reforçando o convite para que a população participe do encontro e da discussão.