Geral

Ambulatório do Cria é referência na recuperação de pacientes com feridas crônicas

31/08/2018
Ambulatório do Cria é referência na recuperação de pacientes com feridas crônicas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), está comemorando os ótimos resultados no tratamento de pacientes atendidos pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético. O programa é referência na recuperação de enfermos com feridas crônicas no município.

São tratados diariamente cerca de 17 pacientes que, graças ao tratamento especializado de feridas, evitaram complicações mais graves. Só no primeiro semestre de 2018 foram realizados cerca de 1400 procedimentos. Além disso, o ambulatório tem 46 pacientes fixos que necessitam de uma atenção especial.

Segundo a enfermeira do ambulatório, Laryssa Houly, em 2018 foram atendidos 376 pacientes a mais, comparando com os dados do primeiro semestre do ano passado e o resultado foi graças aos novos medicamentos com tecnologia avançada que foram implantados pela primeira vez no município. “O bom resultado é devido também ao tratamento com as coberturas especiais que, após a implantação delas, o paciente passa de 3 a 5 dias sem trocar o curativo, possibilitando o atendimento a outras pessoas, além das novas tecnologias, medicamentos e o serviço realizado aqui no Cria”, diz Laryssa Houly.

A importância desse serviço para o município é a qualidade na assistência prestada aos pacientes, com uma equipe qualificada, especializada e mais humanizada. O resultado é a rapidez do tratamento e, na grande maioria, a cura definitiva de uma ferida que chegava a perdurar meses ou anos.

Satisfeito com o atendimento, o senhor Berivaldo Ponciano, de 68 anos, elogia o serviço prestado pelo ambulatório. “O trabalho é excelente. Todas elas fazem com amor e nos tratam muito bem”, declara o paciente.

Ambulatório de Feridas e Pé Diabético

Os encaminhamentos ao Ambulatório de Feridas são realizados previamente pelos profissionais das Unidades de Saúde, onde um paciente deve primeiramente procurar o serviço. O atendimento funciona de segunda-feira até sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.7

“Atualmente, o Ambulatório de feridas é o único centro de saúde do município e já é referência nos atendimentos. Nosso diferencial é o trabalho humanizado que não havia. Nossos pacientes criam vínculos com os profissionais que atendem em todo o Cria. O ambulatório conta com os serviços das enfermeiras Laryssa Houly e Vanessa Matias e da Cicera, que é técnica em enfermagem”, afirma Nicholas Balbino, gerente do CRIA.

Tags: