Política

Alckmin dominará inserções ao longo do dia no horário eleitoral

31/08/2018

Apesar de muitos “fugirem” do horário gratuito de propaganda eleitoral das campanhas na televisão, que começa a ser transmitido às 13 horas e às 20 horas nesta sexta-feira, 31, para eleições 2018 no País, um pouco mais difícil é “escapar” dos spots de 15 a 30 segundos espalhados pela programação. São 28 por dia, durante os intervalos das programações e veiculados das 5 horas à zero hora.

Com a coligação que o dá o maior tempo de TV, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) é o que mais vai aparecer ao longo da programação. Ele estará em 12 spots por dia. Serão 434 aparições na campanha do 1º turno.

O número de inserções para cada coligação foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na representação no Congresso dos partidos coligados.

Líder das pesquisas nos cenários sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso na Lava Jato, Jair Bolsonaro (PSL) terá 11 spots até a dia da primeira votação. Depois de aparecer nesta sexta, ele só volta a aparecer durante a programação na próxima quarta.

Nesta sexta, os spots terão a seguinte ordem: de manhã, três spots seguidos de Alckmin; um de Lula, mais um de Alckmin e mais um de Lula. João Goulart Filho (PPL), Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) fecham a manhã.

À tarde, Meirelles aparece primeiro, seguido de três spots de Alckmin. Dois de Lula vêm na sequência, intercalados por mais um de Alckmin; Bolsonaro e Alvaro fecham a tarde.

De noite, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) aparecem pela primeira vez; depois, mais três inserções de Alckmin, duas de Meirelles, intercaladas pela última de Alckmin no dia, João Amoêdo (Novo) e, por fim, o último spot de Lula.

Autor: Matheus Lara
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.