Geral

UTI do Hospital Santa Rita será ampliada, em Palmeira dos Índios

19/07/2018
UTI do Hospital Santa Rita será ampliada, em Palmeira dos Índios

434d506c-e00c-413d-9dc3-9868f5fc8179

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar e o provedor do Hospital Regional Santa Rita anunciaram hoje (19), o início das obras de reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva  (UTI), para atender melhor a população do município e outras regiões vizinhas. A UTI do Hospital, que existe há 30 anos, nunca passou por reformas ou reparos. Mas graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão, de R$ 1 milhão, a Unidade ganhará espaço ampliado em 170 metros quadrados.

De acordo com o médico Roberto Salgueiro, o Hospital trabalha uma série de ações para resolver os problemas financeiros e estruturais da instituição, que hoje tem mais despesa do que receita. “Conseguimos, por meio do prefeito e do deputado federal Artur Lira, um recurso de um milhão. Foi quando tomamos fôlego e pagamos os nossos fornecedores. Estamos, agora, tentando com  Caixa, o restante do dinheiro para pagarmos as nossas despesa, por meio de empréstimo, para aumentarmos a nossa receita. Estamos começando a obra de ampliação e adequações da nossa UTI e agradecemos ao deputado Paulão, à Sheila Duarte e ao Pedro Paulo por todo o empenho para a chegada desse recurso”, disse o provedor do Hospital.

A secretária municipal de Saúde Kátia Born disse que a crise em todas as áreas é nacional. “Nessa última ida a Brasília vimos muitos diretores de importantes hospitais de Maceió,  e de diversos Estados, lutando para não fechar suas portas. Temos problemas, mas não é para tanto, Então, estamos indo em busca de melhorar a resolutividade dos serviços. Esse trabalho tem sido em todo o Estado de Alagoas.

Aqui em Palmeira, por meio da bancada federal e do Senado, estamos conseguindo recursos para melhorar nossos serviços: UTI, Centro de Reabilitação, construção de novos postos de saúde, uma infinidade de coisas. O prefeito Júlio está empenhadíssimo nessa luta da saúde pública e vamos conseguir trazer muito mais melhorias para Palmeira dos Índios”, garantiu a

secretária.

O prefeito Júlio Cezar ressaltou que graças a uma soma se esforços foi possível alocar os recursos para a ampliação da UTI do Hospital. “Sabemos que a saúde é uma conta que nunca fecha porque tem medicamentos, correlatos, funcionários e muitos outros compromissos que precisam ser honrados. Por isso, temos trabalhado para que os recursos cheguem aqui. Estamos conversando com o governador Renan Filho para nos ajudar com o Hospital, e em breve ele virá aqui, trazendo boas notícias. O Ministério da Saúde sabe que o Hospital tem capacidade de fazer outras cirurgias e trazer recursos novos. Temos responsabilidade com os pacientes que batem à porta do Hospital. A Secretaria de Saúde tem um prazo para que a população entre aqui sem pagar, pois esses pacientes são nossos e é nosso compromisso”, destacou o prefeito.

E continuou. “Reafirmo a necessidade de uma Unidade de Cuidados Intermediários, uma UCI pediátrica, para dar melhor atenção às crianças no Hospital. E não podemos abrir mão disso. Vamos cobrar esse alinhamento com o Ministério da Saúde e precisamos, também, reduzir a fila de cirurgias eletivas.

Agradeço ao deputado Paulão pelos recursos e somos gratos por isso e por todos que ajudam o nosso governo, assim como os deputados federais Marx Beltrão e Artur Lira é o senador Benedito de Lira.

Sabemos o drama que é dirigir uma instituição que não tem recursos para pagar todos os seus compromissos. Reconhecemos a grandeza e o compromisso do Hospital Santa Rita, porque apesar das dificuldades, todos têm feito mais e o melhor. Por isso, não fazemos cabo de guerra com o Hospital, que tem a mais nobre das missões, que é salvar vidas”, finalizou o prefeito Júlio.