Alagoas

Sesi e Senai levam inovações tecnológicas à SBPC

23/07/2018
Sesi e Senai levam inovações tecnológicas à SBPC

23.07.18 - SBPC (WM) (28)

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão presentes na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a conhecida SBPC, que acontece pela primeira vez em Maceió. Iniciado nesse domingo, 22, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento segue até o próximo sábado, 28.

Com o diferencial da interação, o estande Sesi/Senai atrai grande número de visitantes durante a Expotec, a mostra de ciência, tecnologia e inovação, uma das atrações da Reunião. No espaço, as pessoas conhecem as plantas didáticas do Senai, como a Microdestilaria, que simula o funcionamento de uma usina de grande porte, demonstrando todo o processo de produção do etanol. E interagem com o Simulador de Solda, uma solução didática desenvolvida pelo Senai/AL que utiliza realidade virtual para ensinar técnicas de soldagem.

Quem conhece, aprova a tecnologia. “Já estudei no Senai na época do Ensino Médio e, hoje, visitando este estande percebo que o Sesi e o Senai não pararam no tempo. Ter acesso a equipamentos como a Microdestilaria e o Simulador de Solda possibilitam ao aluno uma experiência prática real e o torna muito mais preparado para a vida profissional”, afirmou Rogério Alves, mestrando em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e palestrante do SBPC.
“Talvez se eu tivesse conhecido esses equipamentos antes teria mudado a minha escolha de profissão”, ressaltou Estela Santos, aluna do curso de Letras da Ufal.

Também na Expotec, os alunos das escolas Sesi e Senai de Maceió fazem demonstrações de robótica, proporcionando aos visitantes a oportunidade de interagir com as máquinas construídas por eles.
As escolas Sesi/Senai de Maceió e Cambona ainda têm projetos científicos inscritos no SBPC Jovem e na Experiment-AL – Feira de Ciências da Educação Básica do Estado de Alagoas -, que acontecem durante o maior evento científico da América Latina, na capital alagoana.