Geral

Secretária de Saúde de Santana do Ipanema destaca vulnerabilidade populacional com foco no SUS

28/07/2018
Secretária de Saúde de Santana do Ipanema destaca vulnerabilidade populacional com foco no SUS

A secretária de Saúde de Santana do Ipanema e vice-presidente do Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems), Normanda Santiago, participou nesta sexta-feira no Congresso do Conasems e do 6º Congresso Norte e Nordeste, em Belém do Pará, da mesa sobre Gestão do SUS e vulnerabilidade populacional nas microrregiões brasileiras e ministrou palestra sobre a temática com foco na região.
IMG_3867
De acordo com ela, o Ministério da Saúde precisa aumentar os recursos financeiros para os municípios, sobretudo os do Norte e Nordeste cujos usuários sofrem com problemas de locomoção, acesso e garantia de atendimento. Normanda destacou que os municípios aplicam até 31% dos seus recursos para manter o sistema funcionando e mesmo discutindo isso há mais de dez anos é necessário manter o alerta contra a PEC 95, que limita por 20 anos os gastos públicos.

“Lutamos por um SUS diferente e não nos calamos com as injustiças do governo federal. O momento é ímpar de eleições iminentes e a população brasileira precisa lembrar que o SUS é vivo e é nosso”, destacou. No encerramento da programação desta sexta-feira, 40 trabalhos de municípios brasileiros foram premiados com medalhas e certificados e 23 serão selecionados para a produção de web docs, que serão produzidos por equipe do Conasems.

O Congresso do Conasems pontuou o momento histórico dos 30 anos dessa entidade que representa a luta de gestores e trabalhadores municipais de saúde na construção e efetivação do SUS como política pública de saúde que se pauta no direito à cidadania e qualidade de vida da população brasileira. No encerramento do evento, o presidente Mauro Junqueira ressaltou a participação dos municípios brasileiros que com criatividade e compromisso apostam em experiências exitosas e inovadoras que revelam um SUS mais forte e de credibilidade.