terça-feira, 20 de novembro de 2018

Notícias

In:

Projeto de irrigação inteligente do Ifal Arapiraca é apresentado na SBPC Jovem

Por Redação com Ifal Arapiraca

SBPC2

Quem passou pela SBPC Jovem neste sábado, 28, encontrou o protótipo do projeto ‘Sensor Smart’. A ideia de quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, orientados pelo professor Fernando Tenório, tem o objetivo de ajudar pequenos produtores rurais com um sistema de irrigação inteligente e sustentável de baixo custo.

De acordo com os alunos Arthur Brito Ribeiro, Eduardo Roger Melo Mendonça, Manuel Eduardo Nascimento Antunes e Janderson dos Santos Melo, o ‘Sensor Smart’ analisa a umidade do solo por meio da sua condutividade elétrica, quanto mais úmido, mais condutivo fica o solo. Então, o sensor liga ou desliga o sistema de irrigação, através de um software que interpreta os dados. Assim, é utilizada apenas a água necessária para irrigar a plantação.

Em abril, o projeto foi aprovado para a segunda etapa do Avant IF, uma competição de ideias inovadoras voltada para alunos, servidores e egressos do Ifal. O evento foi realizado pelo campus de Santana do Ipanema, onde o projeto foi divulgado pela primeira vez. E no mês de julho, o projeto venceu o desafio “Empreender grande, desde pequeno” no Trakto Marketing Show, considerado o maior evento de marketing, inovação e vendas do Nordeste.

Desde então, a equipe trabalhou para melhorar o protótipo e desenvolveu equações que analisam tensão e correntes a serem injetadas no solo em relação à distância dos sensores e nível de umidade pretendido para o sistema de irrigação. “As equações são em função da primeira e da segunda Lei de Ohm. Elas vão permitir que a gente encontre algumas variáveis, por exemplo, resistência e voltagem. A gente trabalha com uma corrente elétrica que não dê uma descarga elétrica, um choque. Essas fórmulas nos permitem fazer isso. E nós também conseguimos ter o cálculo com base no comprimento e na área utilizada para a plantação”, explica Arthur Ribeiro.

“A próxima etapa é colocar o projeto para funcionar no gramado do novo campus do Ifal Arapiraca. Será um protótipo maior, em grande escala. Do campus, a gente segue para outros desafios”, conta o professor Fernando Tenório.

Sobre a SBPC

A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas até este sábado, 28. O evento é considerado o maior da América Latina na área de Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema foi “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com