Geral

Palmeira dos Índios ultrapassa meta do MS em campanha de vacinação contra a influenza

17/07/2018
Palmeira dos Índios ultrapassa meta do MS em campanha de vacinação contra a influenza

Entre para o Time da Saúde. Foi com este tema que a Prefeitura de Palmeira dos Índios,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), superou as expectativas e bateu a meta da campanha nacional de vacinação contra a influenza, com 92, 16% pessoas vacinadas. A meta proposta pelo Ministério da Saúde era imunizar 21.562 pessoas, o que representava 90% da população a ser vacinada: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometem a imunidade. A campanha foi encerrada no final de junho, mas alguns postos, em Palmeira, ainda possuem o medicamento para outro público: crianças de 5 a 9 anos, sem comorbidade, e adultos de 50 a 59 anos.

Feliz com o resultado conquistado, a SMS agradeceu o apoio dos meios de comunicação, em especial as rádios palmeirenses, por chamar e alertar à população sobre a importância da vacinação e para que comparecessem aos postos de saúde. “Agradecemos, também, pela parceria do Ministério Público, que ajudou nos chamamentos para que a meta estabelecida fosse alcançada, principalmente no período de prorrogação da campanha. Durante todo o período, os nossos postos de saúde estiveram abastecidos com a vacina, realizamos o Dia D, no dia 12 de maio, vacinamos os acamados em suas residências e fomos atrás das pessoas do grupo prioritário. Foi um verdadeiro trabalho de formiguinha, mas que deu muito certo e conseguimos ultrapassar a meta que o Ministério nos confiou”, destacou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS Myria Sá.

Para o prefeito Júlio Cezar, a conquista pela meta da vacinação se deu por meio de um trabalho conjunto e unificado dos profissionais da Secretaria Municipais de Saúde e os parceiros que ajudaram a ultrapassar os resultados. “Este foi, realmente, um resultado satisfatório para todo nós e a confirmação de que a soma de esforços nos ajuda a ultrapassar qualquer barreira. Nosso agradecimento especial aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, à imprensa que ajudou na divulgação da campanha, ao Ministério da Saúde e à população, por se conscientizar sobre a importância da imunização”, disse o prefeito Júlio.

Confira como se encerrou a campanha, em números:

Crianças – 91,82%

Trabalhador de Saúde – 121,05%

Gestantes – 86,58%

Puérperas – 100,71%

Indígenas- 103,69%

Idosos – 90,17%

Professores (Ensino Básico e Superior) – 97,84%