Geral

Melhoria da qualidade de vida do trabalhador de Arapiraca é tema em Congresso Nacional da Saúde

26/07/2018
Melhoria da qualidade de vida do trabalhador de Arapiraca é tema em Congresso Nacional da Saúde

4ead9737f61c457bae1c99810c2c42fd1-300x169

“Empresas promotoras de Saúde: Estratégia para melhoria da qualidade de vida do trabalhador” foi mais uma das experiências exitosas do município de Arapiraca que foi apresentada pela coordenadora Ijoancira Rosa na 34ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS – 2018.

O projeto conquistou adesão de 37 empresas com grande participação dos funcionários e mudanças de hábitos dos trabalhadores das empresas participantes do projeto, resultando em diminuição de acidentes tanto de trabalho como de percurso e afastamento dos mesmos.

Foram realizadas palestras, imunizações, aferição de pressão, testes de glicemia e índice de massa corpórea, além do incentivo à realização de ginástica laboral, encaminhamentos para realização de mamografia, citologia e blitz educativa da lei seca com palestras educativas para os infratores. Durante as ações foram detectados casos de hipertensão, diabetes e hanseníase, os quais foram encaminhados a unidade de saúde de referência.

A implantação do projeto despertou no setor de recursos humanos e na gerência a importância de desenvolver atividades que venham favorecer a prevenção de doenças e agravos e promover a saúde do trabalhador. A parceria entre Secretaria de Saúde e empresas possibilitou aos trabalhadores um maior contanto com os serviços de saúde, promovendo desta forma uma qualidade de vida para todos os trabalhadores envolvidos no projeto.