Geral

Julho Amarelo: mês de combate às hepatites virais

20/07/2018
Julho Amarelo: mês de combate às hepatites virais

testes (1)

As infecções por meio das hepatites B e C chegam a ser responsáveis por 1,34 milhões de mortes por ano, em todo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Infecções crônicas decorrentes da doença são responsáveis por 2/3 de todos os casos de câncer de fígado. O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio, quando a doença já está em estado avançado.

No mês de julho, batizado de Julho Amarelo, as ações são amplificadas e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa IST/AIDS, intensifica as ações de prevenção, realizando palestras em salas de espera, panfletagem e realizando os testes rápidos nos postos de saúde. Durante todo o mês, os interessados em fazer o teste rápido podem procurar o posto de saúde do bairro em que mora. O Dia “D” das Hepatites é comemorado nacionalmente no dia 28 de julho. “Estamos fazendo esse chamamento para que as pessoas procurem seu posto de saúde, façam o teste rápido e se previnam. Os testes rápidos são realizados de forma segura e sigilosa e a Secretaria presta todo o suporte para aqueles que o resultado seja positivo”, explica  a diretora da Vigilância em Saúde da SMS de Palmeira Myria Sá.

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV). Náusea, vômitos, mal-estar, dor-de-cabeça, e perda do apetite são os sintomas mais frequentes na fase inicial da doença. Urina escura e fezes esbranquiçadas antecedem a fase ictérica (pele e olhos amarelados) que, em geral, coincide com alteração das provas de função hepática.