Geral

Equipes drenam água de caverna para tentar facilitar resgate de meninos

05/07/2018

Com mais chuva prestes a chegar, as equipes de resgate tailandesas estão correndo contra o tempo para drenar a água da caverna inundada onde estão presos 12 meninos e seu técnico de futebol, informaram autoridades nesta quinta-feira, 5. Um dos bombeiros que trabalham na drenagem disse que partes de uma passagem que leva à câmara onde o grupo se encontra ainda está inundada até o teto.

Segundo o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, a maior preocupação é o clima. “Não podemos arriscar ter a caverna inundada novamente”, disse.

O governador afirmou que perguntou à equipe encarregada de planejar o resgate do grupo quais são os riscos envolvidos na retirada e se existia a possibilidade de começar os trabalhos ainda nesta quinta-feira. Ele explicou que os 13 não podem ser retirados ao mesmo tempo, dependendo de sua condição de saúde.

O grupo tem treinado o uso correto das máscaras de mergulho e aprendido exercícios de respiração, se preparando para a possibilidade de mergulhar. “Esta manhã, eu pedi que 13 equipamentos (de mergulho) fossem preparados e levados até o grupo”, disse Narongsak. Segundo o governador, o pedido foi feito para o caso de o resgate precisar ser feito com urgência.

Autoridades disseram preferir que os meninos saiam o mais rápido possível, já que a forte chuva esperada para sábado certamente aumentará o nível de água na caverna, tornando a passagem por algumas áreas ainda mais complicada.

É esperado que os trabalhos de drenagem possam diminuir os níveis de uma área da caverna onde existe água até o teto. A ideia é conseguir algum espaço para que os garotos não dependam dos aparelhos de mergulho por um logo tempo e possam manter suas cabeças acima da água.

Autor: AP
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.