Alagoas

Economia de até 60% favorece uso do gás natural veicular em Alagoas

10/07/2018
Economia de até 60% favorece uso do gás natural veicular em Alagoas

Foto por Luis Eduardo Vaz

Um combustível mais eficiente e de menor impacto ambiental, o gás natural veicular (GNV) ampliou ainda mais sua economia após os reajustes de preços dos combustíveis nos últimos meses. Nos postos de Maceió, segundo levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o produto apresenta economia de 56% na comparação com a gasolina e quase 60% quando comparado ao etanol.

Para Fabio Sousa, gerente comercial da distribuidora de gás natural em Alagoas, a Algás, o momento é ideal para garantir a economia. “Motoristas que rodam muito e que percebiam no GNV uma oportunidade de redução de custos agora notam ainda mais a viabilidade na adoção desse combustível”, diz. O gerente afirma ainda que o consumidor deve levar em conta o custo do quilômetro rodado e não o preço do combustível na bomba.

Após realizar a adaptação do seu veículo, quem sentiu diferença no bolso foi o motorista por aplicativo José Matheus, que chega a rodar cerca de três mil km por mês. “Já percebi as vantagens do combustível nos primeiros meses de uso e a economia é, até hoje, o que mais chama atenção”, afirma o motorista que instalou recentemente o kit GNV de 5ª geração.

Outro fator que gera um cenário oportuno para que motoristas em Alagoas adaptem seus carros é o desconto no IPVA concedido aos proprietários de veículos movidos a GNV. A partir da Instrução Normativa Nº 22/2018 da Sefaz/AL, quem tem GNV passa a contribuir sobre uma alíquota de apenas 1,5% do valor do seu veículo e chega a economizar, em média, 50% no valor do IPVA. Para quem se enquadrava na alíquota de 2,75%, a economia chega a 45%. No caso de quem pagaria as alíquotas de 3% e 3,25%, o valor cai em 50% e 54%, respectivamente.

Segundo a Algás, existem cerca de 20 mil veículos que utilizam o GNV em Alagoas. O investimento na contratação do serviço de adaptação do automóvel custa entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00 para os kits de 5ª geração, que são os mais recomendados para os veículos produzidos nos últimos anos.