Geral

Dia da Vigilância Sanitária será comemorado com ações em Maceió

20/07/2018
Dia da Vigilância Sanitária será comemorado com ações em Maceió

1601-Vigilância-Sanitária-fiscaliza-restaurantes-da-Ponta-Verde-PF-0031-1024x682

No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em Maceió, esse dia será celebrado com ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), em escolas municipais e shoppings.

A data foi estabelecida pela Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015, e coincide com o nascimento de Oswaldo Cruz, o maior nome da vigilância sanitária no Brasil. Ao mesmo tempo, a Vigilância Sanitária de Maceió completa 25 anos em 2018, aliando assim as comemorações das duas datas.

O objetivo das ações da Visa é promover e proteger a saúde da população, sendo capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

De acordo com o diretor da Covisa de Maceió, Nelson Menezes, o trabalho da vigilância é amplo e busca atender todas as demandas ligadas à saúde, atingindo as ações referentes à preservação e antecipação de qualquer fato que venha a afetar a qualidade de vida do cidadão.

“A vigilância tem uma importância primordial na preservação da qualidade de vida da população como um todo, que ela consiga detectar, prevenir e eliminar riscos de algum problema sanitário que possa afetar a saúde”, explicou.

A Visa também trabalha com as demandas provocadas por denúncias recebidas. “É evidente que o cidadão comum e o empreendedor de qualquer estrutura comercial também devem ser fiscais sanitários, para que a vigilância possa ter uma atuação ainda mais eficiente”, destacou o diretor da Covisa de Maceió.

Programação das ações

De acordo com Adriana Guimarães, fiscal de alimentos, as ações são Covisa são de caráter educativo. “Faremos uma apresentação de peça teatral com um grupo de profissionais que trabalham na SMS com um trabalho já voltado aos interesses da saúde. Então, ela foi adaptada para falar de temas da vigilância sanitária e será apresentada para  200 crianças de escolas da rede municipal”, contou. A apresentação teatral acontecerá no Cine Arte Pajuçara, no dia 8 de agosto, às 9h.

Já a ação no Parque Shopping, localizado no bairro Cruz das Almas, acontecerá no dia 4. N o Maceió Shopping, em Mangabeiras, a ação será no dia 11. O objetivo é dar orientações, tirar dúvidas e informar a população sobre a atuação da Visa. Além disso, faixas serão distribuídas pela cidade também visando conscientizar os maceioenses.

Para os servidores, será ministrada uma palestra com o tema “Liderança e coaching”, no dia 9, às 10h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).