Geral

Coreia do Sul diz que Coreia do Norte busca relação de confiança com EUA

12/07/2018

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, minimizou as especulações de que a Coreia do Norte estaria negando a promessa de desmantelar seu programa nuclear e disse estar otimista sobre um acordo entre os EUA e a Coreia do Norte, informou hoje o seu porta-voz.

“A Coreia do Norte está buscando construir confiança e o fim das relações hostis com os EUA, uma diferença significativa das negociações nucleares passadas”, disse o porta-voz de Moon. A Embaixada dos EUA em Seul não comentou as declarações.

A hesitação da Coreia do Norte em afirmar suas promessas de desnuclearização despertou preocupação entre os partidários de Moon, que como primeiro presidente liberal da Coreia do Sul em mais de uma década, liderou uma diplomacia na Península Coreana, buscando uma política norte-coreana baseada no compromisso este ano.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que as negociações com Pyongyang na semana passada resultaram em progresso. Mas a Coreia do Norte contradisse seu relato, acusando os EUA de empregar táticas “semelhantes a gângsteres”, exigindo a desnuclearização unilateral nas negociações em Pyongyang. Kim também recusou-se a se encontrar com Pompeo em um aparente sinal de descontentamento pelas exigências dos EUA.

Cheong Seong-chang, pesquisador do Sejong Institute, observa que a Coreia do Norte deve mostrar claramente sua determinação de desnuclearização. “Se a Coreia do Norte continuar evitando discussões sobre a definição de um roteiro específico para sua desnuclearização, a comunidade internacional não pode deixar de questionar a intenção da Coreia do Norte”, afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.