Alagoas

Receitas das Alagoas apresenta 50 pratos tradicionais da gastronomia popular

26/06/2018
Receitas das Alagoas apresenta 50 pratos tradicionais da gastronomia popular

Evento foi prestigiado por jornalistas, autores de receitas presentes no livro, profissionais do ramo gastronômico e apreciadores da culinária alagoana Foto: André Palmeira

Evento foi prestigiado por jornalistas, autores de receitas presentes no livro, profissionais do ramo gastronômico e apreciadores da culinária alagoana Foto: André Palmeira

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançou, nesta segunda-feira (25), o livro Receitas das Alagoas, da jornalista e blogueira gastronômica Nide Lins. A obra reúne mais de 50 pratos tradicionais da gastronomia popular e de grandes chefes da cozinha alagoana. O evento ocorreu no jardim do Palácio República dos Palmares e contou com mais de 200 convidados.

Prestigiado por jornalistas, autores de receitas presentes no livro, profissionais do ramo gastronômico e apreciadores da culinária alagoana, o lançamento reproduziu o ambiente dos botecos tradicionais, em estilo rústico, assinado pela produtora Didi Magalhães, e com discotecagem de Heway Verçosa. Para compor o clima de festa, o evento também contou com a presença de cervejarias artesanais e pratos variados presentes na publicação – que perpassam as cozinhas de boteco, de chef, de rua e de tradição.

Além de ser o primeiro livro de receitas da autora, também é o único a reunir receitas de Alagoas. Para Nide Lins, o sentimento é de gratidão. “Por meio da Imprensa Oficial, que fez um belíssimo trabalho, estamos celebrando não só a publicação de meu livro como a cozinha alagoana em geral, que tem obtido mais espaço no cenário nacional”, comentou.

Na obra, são resgatadas receitas históricas e criativas da nova geração da cozinha alagoana, bem como aquelas passadas de gerações em gerações, guardadas nos cadernos das avós. São pratos que restauram nosso passado e rendem um tempero único, tipicamente alagoano.

O secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, ressalta a importância do livro como objeto de exportação da “alagoanidade” para outros estados e culturas. “Um livro como esse redescobre, na própria Alagoas, as suas raízes. E exporta a nossa identidade cultural gastronômica, levando o ‘saber fazer’ uma melhor comida para todo o País. É a demonstração de uma das ótimas características que o Estado possui”, salientou.

Presente no evento também esteve Betânia Santos, que, há 26 anos, comanda a Barraca da Betânia, nas areias da praia de Pajuçara, onde a autora a conheceu e provou de suas receitas. As visitas resultaram na inclusão da ‘Cioba na Farofada’ no livro.

A cozinheira comentou a sensação de ter seu trabalho reconhecido e propagado: “Eu nunca imaginei que um dia meu nome estaria num livro. E, muito menos, a minha receita. Estou muito feliz por Nide provar, aprovar e divulgar meus pratos. O livro está lindo e o lançamento também, ela merece”, ressaltou Betânia.

Com a receita “Limoeiros do Sertão”, o chef Vitor Generoso, do restaurante Divina Gula, também compõe o livro. “Estou muito contente! Agradeço a Nide pela oportunidade de mostrar meu trabalho, pela primeira vez, em um livro. Tenho certeza que ele será um sucesso no Brasil inteiro”, avaliou.

O livro “Receitas das Alagoas” já está disponível para compras, aqui, na loja virtual da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.