Geral

Presidente da SBPC participa da sessão do Conselho Universitário

05/06/2018
Presidente da SBPC participa da sessão do Conselho Universitário
Professor Ildeu falou ao Consuni sobre a SBPC

Professor Ildeu falou ao Consuni sobre a SBPC

Durante a sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), desta segunda-feira (4), a reitora Valéria Correia convidou o professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para expor detalhes sobre a 70ª Reunião da SBPC, que será realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de 22 a 28 de julho deste ano.

“Para a Ufal, é uma grande honra sediar esse grande evento científico”, saudou a presidenta do Conselho, Valéria Correia, ao receber os coordenadores. Ildeu de Castro Moreira veio à Maceió com a coordenação nacional do evento para reuniões de organização da SBPC Alagoas, que pretende atrair estudantes e pesquisadores de todo o país. O vice-reitor José Vieira, coordenador local, também acompanhou a apresentação.

O professor Ildeu de Castro agradeceu à Universidade por receber a 70ª edição da reunião anual e destacou a importância dessa parceria em um momento em que as universidades estão mobilizadas para garantir a implementação das políticas públicas para a pesquisa no Brasil. “É a primeira vez que a reunião anual acontece em Alagoas e isso aumenta nossa responsabilidade em fazer um evento que seja significativo para a comunidade científica e para a sociedade alagoana”, destacou o presidente da SBPC.

Ildeu ressaltou ainda que a 70ª reunião da SBPC acontece às vésperas de uma eleição para a presidência da República e, portanto, o debate político também fará parte da programação. “A SBPC tem a tradição de fazer a discussão com os presidenciáveis para debater propostas e nós já estamos elaborando documentos para apresentar aos candidatos. Desta forma, essa reunião da SBPC na Ufal, será muito significativa para o futuro da Ciência no Brasil”, ponderou o cientista.

O evento promete ser atrativo para vários públicos. Ildeu de Castro falou dos encontros temáticos, como SBPC Educação, que começa pouco antes da programação geral, no dia 19 de julho; SBPC Afro e Indígena, e SBPC Jovem, além de uma vasta programação cultural e as exposições tecnológicas. “Lembramos que a participação nas atividades é gratuita e queremos que toda a sociedade alagoana venha visitar os stands e acompanhar os debates”, convidou o presidente da SBPC.