Geral

Pesquisas com Resíduos da Construção Civil são apresentadas à equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios

05/06/2018
Pesquisas com Resíduos da Construção Civil são apresentadas à equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios

20180604_100537

Abrir as portas do campus e compartilhar as pesquisas que são realizadas através de Resíduos da Construção Civil (RCC). Este foi o intuito da visita coordenada pelo professor de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, Jesimiel Pinheiro. Na manhã desta segunda-feira, 04, ele recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para apresentar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo Tecnológico em Construção Civil (NUTECC).

“Há três anos venho pesquisando sobre resíduos da construção civil: metralha, entulho e como resultado geramos revestimentos de parede 3D, estacas de cercas, pisos intertravados (pisos ecologicamente corretos, que não fazem uso de rejunte). A ideia é firmar uma parceria com a Secretaria e levar nossas pesquisas para cooperativas da região, afinal quanto mais eles produzirem de material com esses resíduos, menos entulhos serão descartados no meio ambiente”, explica Jesimiel.

O grupo de pesquisa do docente envolve a participação de três pesquisadores/bolsistas. A apresentação dos trabalhos para a equipe da Secretaria, inclusive, foi realizada por um deles, o aluno Eliedson de Carvalho, que trouxe para os presentes os resultados encontrados pelo grupo, traços (medidas) utilizados e as benfeitorias para o meio ambiente.

A visita faz parte das ações voltadas para a Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, que teve início neste domingo, 03, com um passeio ciclístico por Palmeira dos Índios. Além disso, serão realizadas gincanas, circuitos ambientais, plantio de mudas pela cidade, exibição de filme, entre outros.

“Será também uma das ações para esta semana o início da primeira etapa da implantação da coleta seletiva na cidade, que ocorrerá no Juca Sampaio e contaremos com o apoio do Ifal para implantação desse processo no próprio campus”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Anna Luísa França. A gestora ainda ressaltou a importância de manter um diálogo com as instituições de ensino.

“É através desses centros de educação que passamos a conhecer novas tecnologias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento econômico e ambiental. Surgem, assim, novas oportunidades para que possamos ter um desenvolvimento mais sustentável, tanto na área da construção civil, como na área de pesquisa de recursos hídricos e de estudo de solos. Sem dúvidas, foi uma manhã proveitosa”, conclui a secretária.