Geral

Merkel ganha apoio de premiê da Espanha por ‘resposta comum’ à imigração

26/06/2018

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recebeu nesta terça-feira o apoio do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, na busca por uma “resposta comum ao desafio comum” da imigração na União Europeia e, também, na prevalência do multilateralismo no comércio global.

Com isso, o socialista endossou a proposta da democrata-cristã de que os chefes de governo europeus dividam entre si a tarefa de estreitar a interlocução com os principais países de origem do atual fluxo migratório que atravessa o Mar Mediterrâneo, no Norte da África, para oferecer ajuda ao seu desenvolvimento econômico e mitigar os problemas que causam o refúgio de seus cidadãos.

Trata-se de um amparo valioso para Merkel e sua pretensão de buscar soluções para a crise interna do seu governo em uma reunião hoje entre as lideranças do seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em alemão), e os seus aliados de coalizão, o Partido Social-Democrata (SPD) e a União Social-Cristã (CSU).

Foi esta última sigla que, na tentativa de não perder a hegemonia no comando regional do Estado da Baviera para o partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD), passou a defender a rejeição automática na fronteira ao Sul do país de imigrantes que já tivessem pedido asilo em outro Estado-membro da União Europeia. O esforço da chanceler alemã é para oferecer uma solução que não implique controles automáticos nas divisas internas do bloco de 28 países.

“Temos de reduzir a chegada de imigrantes que vêm à Europa com ‘coiotes’ e que, em grande parte, não têm direito à permanência na Europa”, reforçou Merkel nesta terça-feira, em aceno à CSU.

Ao seu lado em coletiva de imprensa, Sánchez comentou que a Espanha está assumindo sua responsabilidade na questão dos fluxos migratórios “sem levantar a voz em nenhum decibel”.

“Nós vamos comparecer a essa cúpula (do Eurogrupo) de quinta e sexta-feira com uma atitude absolutamente construtiva (…), sendo muito conscientes (..) que a única maneira de responder de forma ética a esse desafio comum é uma resposta comum da UE”, declarou o espanhol. Parece-nos uma ideia extraordinária “a proposta da chanceler de que cada Estado-membro que tenha relação mais próxima e fluida com países de origem (de imigrantes no Norte da África) possa liderar o diálogo e a cooperação em nome da UE”, acrescentou.

Sánchez afirmou ainda compartilhar com Merkel a preferência pela aposta no multilateralismo no comércio global e pediu que os Estados-membros se mantenham “unidos como União Europeia” para lidar com os desafios que surgirem pela frente, sem menção específica às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre bens importados da UE.

Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.