Geral

Juncker, da UE, irá a Washington em julho para reunião com Trump sobre comércio

29/06/2018

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira que fará uma viagem a Washington “antes do fim de julho” para discutir as relações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos com o presidente do país, Donald Trump. “Quero manter um canal de comunicação aberto com os EUA” sobre comércio, garantiu o luxemburguês em entrevista coletiva ao fim da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

Questionado sobre como se sentia em relação às frequentes críticas de Trump às políticas comerciais europeias, Juncker respondeu que não gosta de ideias que promovam a divisão da UE e usou um termo inusitado para descrever sua perspectiva para o diálogo com o americano. “Deveríamos ‘desdramatizar’ as relações” de Bruxelas com Washington, opinou, antes de emendar, com tom algo resignado: “Não se alcançaremos um acordo comercial com os EUA, mas vamos tentar.”

Ele garantiu que o Conselho Europeu se mostrou “unido” sobre o comércio, apontando que essa área é “uma competência da UE” e, portanto, falará “em nome de todos os europeus” na vindoura reunião com o ocupante da Casa Branca. “Vou apresentar a visão europeia a Trump”, prometeu, reiterando que a Europa defende o comércio livre e justo, com base no multilateralismo.

Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.