Artigos

Copa do Mundo

22/06/2018
Copa do Mundo

Transcrevo algo que publiquei certa vez neste hebedomadário: Foi em 2014 que houve no Brasil a chamada Copa do Mundo, quando o Brasil era esperado pelos brasileiros para levantar a taça. O Brasil derrota a Croácia por 3×1. Muita euforia entre os brasileiros. Em seguida, o Brasil enfrenta a República dos Camarões. E a seleção do Brasil vence por 4X1.

Vem agora o Chile. Há o empate de 1X1. Os torcedores brasileiros ficam apreensivos, pois a disputa vai ser decidida por pênaltis. O Brasil sai vitorioso. Mas, como disse Drummond, “no meio do caminho tinha pedra”.

Eis que no Mineirão (Belo Horizonte) a seleção canarinho encontrou-se com “Die Nationalef”, ou seja, os alemães. A verdade é que o Brasil foi derrotado pelo elástico placar de 7X1.

Schweinsteiger, jogador alemão, chegou até a pedir desculpas. Assim ele se expressou: ”Eu gostaria de me desculpar com o Brasil. Não esperávamos um placar desses. Tentamos ser respeitosos jogando futebol. Para nós, essa copa é um sonho. Estamos gostando muito do povo brasileiro e queria dizer que a seleção brasileira fez grande papel no torneio”.

Por sua vez, o técnico Felipão fez esta declaração: “Quem é responsável quando a equipe se apresenta? Quem é responsável pela escolha? Sou eu. Vou ser lembrado pela pior derrota”.

Após essa transcrição sobre a última copa do mundo com a derrota do Brasil logo nos primeiros jogos, convém lembrar que a Copa do Mundo de Futebol teve início no ano de 1930. O jogo final esta entre o Uruguai e a Argentina. O Uruguai foi campeão. Em 1950, o Uruguai estava no final da Copa para o jogo com o Brasil. O jogo no Maracanã. O Brasil seria campeão com um empate. Houve aquela euforia de que o Brasil estava quase com a taça na mão.

O primeiro gol foi efetuado pelo Brasil. O Uruguai empata. Houve um susto, mas o Brasil ainda estava considerado como campeão. Por fim, o Uruguai fez o 2º gol. Um gélido silêncio dominou o Maracanã. O Brasil ficou cabisbaixo.

Apesar disso, não se pode negar que o Brasil é um país que tem condições de ganhar a taça. Convém lembrar que nenhum outro país chegou a ser pentacampeão. O pentacampeonato pertence só ao Brasil.

Vamos lembrar as vitórias finais do Brasil. A primeira vitória: Em 1958 contra a Suécia pelo placar de 5 a 2; 2ª vitória em 1962 contra a Tchecoslováquia pelo placar de 3-1 no ano de 1970. Brasil e Itália: 4- 1: Brasil e Itália: 3-2 (através dos pênaltis). Brasil e Alemanha: 1-0, no ano de 2002.

Vamos lembrar algo do que aconteceu na Copa do Mundo no ano de 2014. No início dos jogos houve muitos gols com várias surpresas. Quando o Brasil perdeu para a Alemanha, no Mineirão, foi uma derrota fragorosa. O jogo foi em Minas Gerais. A partida ficou conhecida como Meneiraço. Naturalmente rima com Fracasso.

Daí por diante, os jogadores perderam o entusiasmo. Na disputa para o terceiro lugar o Brasil também perde o jogo, ficando portanto em quarto lugar.

O primeiro lugar ficou para Alemanha, o segundo lugar pertenceu à Argentina e o terceiro lugar foi ocupado pelos Países Baixos.