Geral

Comandante do 3º BPM de Arapiraca ministra instrução de Low Light, no Bope de Pernambuco

28/06/2018
Comandante do 3º BPM de Arapiraca ministra instrução de Low Light, no Bope de Pernambuco
Ao todo, 27 militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de Pernambuco, participaram das instruções de Low Light. Foto: Ascom PMAL

Ao todo, 27 militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de Pernambuco, participaram das instruções de Low Light. Foto: Ascom PMAL

O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, tenente-coronel Ênio Bolivar, esteve na terça-feira (26), em Recife, para ministrar instrução de “Técnica de Baixa Luminosidade – Low Light” para o Curso de Operações Policiais Especiais (CoPES) do BOPE, prática que o oficial é especialista e possui livro publicado e outro em fase de edição, que será lançado brevemente.

O atual comandante do principal Batalhão de Polícia Militar do interior de Alagoas viajou até a capital pernambucana a convite da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), para difundir o conhecimento na técnica, onde é especialista, com a coirmã nordestina.

Ao todo, 27 militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de Pernambuco, participaram das instruções de Low Light. “Procurei abordar a importância do militar estar preparado para situações com pouca luz, destacando as técnicas adequadas para uso da lanterna na atividade policial”, destacou o oficial alagoano.

Curso de Operações em Baixa Luminosidade

A Polícia Militar de Alagoas inovou e foi a pioneira na realização do curso, que com os conhecimentos adquiridos pelo tenente-coronel Ênio Bolivar, que ao participar como instrutor do curso nos Estados Unidos, identificou a importância de ser o multiplicador e difundir este conhecimento com os agentes da segurança pública do Brasil.

A primeira edição do Curso de Operações em Baixa Luminosidade (COBL) foi realizado na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM). Em Arapiraca, o curso já aconteceu três vezes, com militares de diversas unidades militares do estado sendo formados

Sobre o instrutor

O tenente-coronel Bolivar é policial militar em Alagoas há 25 anos, especialista em ações em Baixa Luminosidade e pioneiro na disseminação da técnica no Brasil. Foi treinado na SWAT e já ministrou cursos capacitando agentes de diversos órgãos de segurança do país, disseminando a importância de incluir o equipamento no serviço das ruas.

Em setembro de 2016, o oficial lançou a obra “Baixa Luminosidade – técnicas e táticas”, em que apresenta, ao longo de 170 páginas, as principais diretrizes do tema. Em 2018, o tenente-coronel pretende lançar a segunda edição do livro, que está em fase final de edição.