Geral

Cimi lamenta a morte da guerreira Raquel Xukuru Kariri

13/06/2018
Cimi lamenta a morte da guerreira Raquel Xukuru Kariri
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Com profunda tristeza e pesar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Nordeste lamenta a morte da liderança indígena Raquel Santana da Silva Xukuru Kariri às 18h30 desta terça-feira, dia 12 de junho, no hospital Santa Casa de Misericórdia, em Maceió (AL). Ela tinha 46 anos e era da Mata da Cafurna, Terra Indígena Xukuru Kariri.

Nesta segunda-feira, dia 11, Raquel passou por um procedimento cirúrgico para corrigir um problema cardíaco crônico na válvula mitral, comumente chamado de ‘sopro no coração’ (prolapso da válvula mitral). Após a cirurgia, Raquel foi encaminhada para os cuidados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No final da tarde desta terça, teve um ataque cardíaco e não resistiu.

Raquel é filha de Antônio Celestino Xukuru Kariri, uma das lideranças mais velhas do povo, e irmã de uma das fundadoras da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santos (Apoinme), Maninha Xukuru Kariri, falecida em 11 de outubro de 2006 por desassistência médica.

Há anos Raquel apresentava problemas na válvula mitral. Com o agravamento do estado de saúde, Raquel entrou no último mês de março na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardando por uma cirurgia, que ocorreu nesta segunda. A espera por este atendimento conclusivo debilitou gradativamente a saúde de Raquel até o trágico desfecho.

Gecinaldo Xukuru Kariri, marido de Raquel, explica que desde o último Encontro da Juventude Xukuru Kariri, em outubro de 2017, a situação passou a piorar de maneira mais enfática. Os cansaços eram permanentes a ponto de em duas ocasiões Raquel precisa ser levada à UPA de Palmeira dos Índios, município onde está localizada a Terra Indígena.

Em março uma crise mais forte a levou para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Raquel passou sete dias jogada de corredor para corredor. Sem atendimento adequado, voltou à retomada da Fazenda Salgado, onde residia. Depois deste episódio, Raquel chegou a ser internada mais duas vezes no Hospital Regional Santa Rita.

Durante todo este período, os Xukuru Kariri pressionaram a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o SUS para que Raquel fosse internada na Santa Casa, hospital onde poderia realizar o procedimento cirúrgico. Gecinaldo Xukuru Kariri estava com tudo pronto dar entrada em uma ação judicial quando no dia 16 de maio saiu a vaga de internação para a realização da intervenção médica.

Mesmo com toda a fragilidade de saúde, Raquel vivia em uma área retomada pelos Xukuru Kariri. Organizava os principais encontros do povo e levou adiante o legado de lutas de sua família pela Terra Indígena. Sua vida inteira foi dedicada à causa indígena. “Nosso território, assim como está declarado na portaria, é bastante reduzido. A gente já achava pouco quando eram mais de 13 mil hectares, agora são menos de 7 mil. Não há como o nosso povo sobreviver por muito tempo”, declarou Raquel em 16 de dezembro de 2010 quando foi publicada a Portaria Declaratória de demarcação.

Raquel sempre recordava o papel de Maninha, sua irmã, na luta dos Xukuru Kariri. “Maninha sempre chamou atenção para a terra. Depois que ela partiu, as lideranças ficaram um pouco perdidas, mas logo começou a surgir um grupo de jovens indígenas que começou a fortalecer mais a luta Xukuru Kariri por seu território”, disse Raquel na ocasião. Nos últimos anos, Raquel dava grande destaque para a juventude indígena e pela conclusão da demarcação, paralisada na fase de indenização às famílias não-indígenas.

O Cimi acompanha a luta Xukuru Kariri desde o final da década de 1970. Missionários e missionárias da entidade viram Raquel nascer e crescer, tornando-se uma destacada guerreira Xukuru Kariri no seio de uma família talhada pela busca da ‘terra prometida’, parte da cosmologia Xukuru Kariri. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo povo, além dos problemas de saúde, Raquel sempre se manteve forte e determinada, mas sem perder a ternura e o bom humor peculiares. Para todo o povo Xukuru Kariri, uma referência importante: perda irreparável e dolorosa.

Neste momento de comoção e sensação de um vazio que fica em meio a estes tempos obscuros, o Cimi se junta em oração e solidariedade ao seo Antônio Celestino, Gecinaldo Xukuru Kariri e todo o povo Xukuru Kariri que vive este duro golpe. Entre tantas batalhas travadas por Raquel, essa a grande guerreira não pode vencer. Façamos memória de seu legado, de sua luta e dos sorrisos de Raquel que mesmo em nossas lembranças iluminam esta noite tão escura.

Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Nordeste

Recife, 12 de julho de 2018