Alagoas

Aluno do Senai/AL é um dos melhores do país em Gestão de Sistema de Redes

12/06/2018
Aluno do Senai/AL é um dos melhores do país em Gestão de Sistema de Redes
worldskills 3
O aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas Pedro Luís Florêncio Teixeira, de 17 anos, ficou em terceiro lugar na seletiva da Worldskills 2019, ocupação Gestão de Sistemas de Redes – TI. Foram quatro dias de prova, no Departamento Regional do Amazonas, em ambientes voltados para as tecnologias Windows, Cisco e Linux.
Os competidores foram desafiados a solucionar problemas de mercado dentro de 4 horas. No último dia (sexta-feira, 8), eles tiveram a aplicação da chamada “troubleshoot”, para detectar os defeitos no ambiente envolvendo um mix dessas tecnologias.
O alagoano competiu com alunos de nove estados e o resultado não decepcionou. “No começo eu fiquei triste [com o 3º lugar], mas depois fiquei feliz ao perceber que fiquei entre os três melhores do Brasil. Não alcancei o primeiro lugar, que era meu objetivo, mas atingi a meta de subir no pódio. Se não fosse o Senai, não sei onde estaria agora, agradeço pela experiência”, disse o jovem.
O nível dos competidores foi alto e a disputa acirrada. Ao final, o primeiro lugar foi para Eduardo Hermann (SC), 21, e o segundo para Pâmela Magalhães (RJ), 20. “Avaliamos desde a percepção psicoemocional dos competidores, os três medalhistas estavam bem próximos, a gente percebeu isso durante o processo de correção que nós fazíamos, porém, no último dia de prova, o medalhista de ouro, Eduardo, se destacou”, disse o avaliador líder do Departamento Nacional do Senai, Wanderley Cardoso.
As seletivas para o mundial de profissões, que ocorrem em 26 estados e no Distrito Federal, fazem parte da programação da Olimpíada do Conhecimento 2018. O evento, que apresentará a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro, será realizado em Brasília entre 5 e 8 de julho.
A Olimpíada terá demonstrações de tecnologias e métodos modernos de ensino implementados pelo Sesi e pelo Senai na formação de cidadãos e profissionais da indústria 4.0. A entrada é gratuita. Nesta edição, a Olimpíada do Conhecimento mudou de formato e será uma demonstração das inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação.
A próxima edição da maior competição de educação profissional do mundo (Worldskills) ocorrerá em Kazan, capital da maior cidade da república do Tartaristão, na Rússia.