Geral

Semarphi recebe empresas que coletam pneus inservíveis para reciclagem

18/05/2018
Semarphi recebe empresas que coletam pneus inservíveis para reciclagem

Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), realizou hoje (18), uma coleta seletiva com recolhimento de pneus em vários pontos da cidade. A ação foi realizada em parceria com a Reciclanip, uma empresa de São Paulo que tem o foco na coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil, com a Tand Sergipe, um ecoponto de pneus em Aracaju, que coleta os pneus e os encaminha para reciclagem.

No conceito moderno de gestão empresarial, a responsabilidade pós-consumo deve fazer parte dos princípios de qualquer companhia. Assim, todas as empresas são responsáveis pelos produtos que colocam no mercado. A prefeitura de Palmeira disponibilizará, em breve, um local para o recolhimento de pneus velhos, que serão recolhidos em parceria com a Reciclanip.

De acordo com a secretária da Semarhpi Anna Luísa França, a parceria com as duas empresas era um desejo antigo da Secretaria e, hoje ,o trabalho pôde ser realizado no município. “Já tínhamos tentando essa parceria e hoje as duas empresas vieram visitar Palmeira e já levaram inúmeros pneus de borracharias palmeirenses. Isso é muito importante para a coleta, pois a borracha é um dos materiais que mais agridem o meio ambiente e que leva muito tempo para a decomposição. Além disso, tem a questão da redução dos focos do mosquito Aedes aegypti pois os pneus, quando expostos, acumulam água, favorecem o aparecimento do mosquito e viram criadouros. Em breve, divulgaremos o local para que as empresas depositem os pneus inservíveis e eles  possam ser levados para a Reciclanip”, disse a secretária Anna Luísa França.