segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Notícias

In:

Semarh acompanha encerramento de lixões em municípios na Zona da Mata

Por Redação com Agência Alagoas
Mais lixões serão encerrados nesta quinta-feira na Zona da Mata alagoana. Ascom Semarh

Mais lixões serão encerrados nesta quinta-feira na Zona da Mata alagoana. Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acompanha, nesta quinta-feira (10), o encerramento dos lixões localizados nos municípios da Zona da Mata, em cumprimento ao que determina à legislação nacional que trata da gestão adequada dos resíduos sólidos.

De acordo com o cronograma do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata (CORSZAM), os lixões fechados estão situados nos municípios de Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje e Ibateguara.

A partir do fechamento, os municípios passam a destinar os resíduos gerados pela população para a Central de Tratamento Metropolitana, localizada em Pilar.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, vai representar o secretário Alexandre Ayres na agenda. Ela destaca que ao encerrar os lixões nos municípios da Zona da Mata, Alagoas chega a 85 com as atividades finalizadas.

Além da Semarh, o Ministério Público Estadual (MPE), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e representantes das prefeituras participam das agendas de encerramento dos vazadouros públicos.

Expectativa

Na última sessão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o secretário Alexandre Ayres ressaltou que Alagoas segue avançando no trato para encerrar os lixões, implantar a coleta seletiva e, consequentemente, gerir de forma adequada os resíduos sólidos.

De acordo com o titular da Semarh, a expectativa é que o Estado de Alagoas não tenha mais lixões até o final de 2018. Segundo Alexandre Ayres, a Semarh conseguiu entregar os Planos Estadual e Intermunicipal de Resíduos Sólidos, documentos norteadores para que os municípios acabassem com os lixões.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com