Alagoas

Redesim em Alagoas examina ações para desenvolvimento em evento nacional

22/05/2018
Redesim em Alagoas examina ações para desenvolvimento em evento nacional

Nos dias 23 e 24 de maio será realizado, em Brasília/DF, a VII Edição Nacional do Seminário Brasil Mais Simples. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento tem como intuito a melhoria dos processos de abertura e legalização de empresas. Visando sempre o aperfeiçoamento do serviço prestado à sociedade, a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) contará com participação no seminário através da gerência da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) de Alagoas.

Para o assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto, este evento ajudará a perceber de que forma pode ser melhorada a vida do empresariado no estado. “Durante o Brasil Mais Simples, teremos a oportunidade de conhecer o modo como as prefeituras e órgãos conseguiram suplantar as dificuldades vivenciadas na rotina da Redesim,  e dessa forma poder fazer uma análise paralela com nossa realidade, para que a desburocratização seja uma realidade presente em nossos 102 municípios”, afirma.

No primeiro dia de evento, acontecerão palestras e painéis sobre temas gerais e específicos que auxiliarão na construção e melhoria de um novo paradigma da Redesim no país. Um dos pontos a ser discutido é sobre a regularização e inclusão produtiva no meio rural, algo inédito e nunca tratado antes em outras edições do Brasil Mais Simples.

Alguns dos assuntos abordados, serão dispostos por personalidades internacionais, como é o caso da palestra “Plataforma de Serviços Comum, um ponto único de acesso”, apresentada por Jorge Manuel Sousa, da Agência de Modernização Administrativa de Portugal.

Já no segundo dia, salas temáticas debaterão sobre diversos assuntos, onde os participantes poderão circular e escolher qual tema se encaixa mais em sua realidade. Elas tratarão sobre tópicos como, por exemplo, licenciamento ambiental e licenciamento para o microempreendedor individual (MEI) – dois pontos que, também, nunca foram discutidos antes.

O evento terá seu fechamento com uma plenária, que contará com a apresentação da Carta Brasil Mais Simples 2018 e com a presença de José Ricardo da Veiga, Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa (SMPE), e Bruno Quick, gerente de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae.

O Brasil Mais Simples acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e contará com mais de 40 palestrantes nos dois dias de evento.

Redesim em Alagoas

O projeto no estado conta com administração da Juceal e tem o Portal Facilita Alagoas como interface dos serviços para registro e legalização empresarial. Além da Juceal, o portal integra ações da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do IMA/AL, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas, possuindo, ainda, apoio do Sebrae/AL.