Geral

Prefeitura de Palmeira lança Programação Oficial do São João do Povo 2018

17/05/2018
Prefeitura de Palmeira lança Programação Oficial do São João do Povo 2018

A Prefeitura de Palmeira dos Índios lançou hoje (17), no Salão Nobre, a programação oficial do São João do Povo de Palmeira dos Índios 2018, na Capital da Cultura de Alagoas. A prefeitura preparou uma grande festa, com seis dias de duração, que começará no dia 12 de junho, na “Estação do Forró”, e terminará no dia 30 de junho com a ressaca do São João, no bairro de Palmeira de Fora. O homenageado deste ano é o instrumentista palmeirense Luiz Ricardo da Silva, o Lula Demó, que foi acordeonista do cantor Mano Walter. Lula faleceu no dia 8 de novembro de 2015, aos 37 anos, vítima de complicações por diabetes. Ele era filho do já falecido, e também sanfoneiro, João Demó.

E é com a ressignificação e revalorização das manifestações culturais que o Governo Municipal convida os alagoanos, e turistas, para prestigiar o melhor São João do Estado de Alagoas, um dos poucos a realizar os festejos juninos. Além dos shows com bandas locais, haverá grandes atrações musicais como Luan Estilizado, Amazan, Kátia Cilene (ex-vocalista da banda Mastruz com Leite), Jorge de Altinho, Forró Maior, Dona Flor, Danielzinho e Aprovados, entre outros. A festa contará com cidade cenográfica da Vila do Forró, concursos de quadrilha e de ornamentação de ruas, desfile de carroças, apresentações folclóricas, exposição de artesanato, praça de alimentação e parque de diversões. Tudo isso no entorno da Estação Ferroviária, no Centro da cidade.

 

A secretária municipal de Cultura Isvânia Marques apresentou o projeto da Estação do Forró e do Arraiá Lula Demó, e destacou a parceria entre a Prefeitura de Palmeira e o Governo Federal para a realização da festa. “O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, patrocina as atrações principais, que se apresentarão durante seis dias, com muita animação para todos. A partir de amanhã, dia 18, já receberemos na sede da Secult as inscrições para as quadrilhas juninas. A premiação, este ano, é de seis mil reais em premiações. Folclore é cultura e estaremos apresentando várias manifestações artísticas, com convidados especiais, como a Luar do Sertão, assim como as apresentações exclusivas no dia 21 de Junho, Dia Municipal da Cultura. Será uma festa muito bonita. E vale lembrar que ela só acontecerá porque o prefeito Júlio Cezar quer e luta muito para isso acontecer”, garantiu a secretária.

Luciana Canabarra, viúva do sanfoneiro Lula Demó, e a filha do casal Brenda Canabarra, emocionadas, disseram que o sanfoneiro sempre foi muito querido por todos, mas que ficaram surpresas com a homenagem feita a ele. Elas agradeceram ao prefeito Júlio Cezar por homenagear o sanfoneiro no São João do Povo 2018.

O prefeito Júlio Cezar ressaltou que mesmo diante da crise financeira que o município e o país enfrentam, as tradições culturais precisam ser resgatadas. “Mesmo diante de tantos problemas que nós enfrentamos, não há como não realizar esta festa. Apesar de tudo, dos nossos esforços, de reajustar os salários dos servidores, aos poucos vamos colocando a cidade nos eixos. Temos muito desemprego e outros problemas. Palmeira tinha saído do calendário cultural, mas agora os recursos chegam porque a cidade está pagando as contas aos credores, de acordo com o que nos propomos com cada um deles. Aqui dentro não existe milagre, é gestão”, disse o prefeito.

E continuou. “Convencer o Governo Federal, que é muito criterioso, a patrocinar uma festa como esta, quando tantas outras grandes cidades também pedem o recurso, é difícil. Mas o Ministério da Cultura apostou na nossa ideia e na nossa festa, graças aos nossos parceiros Benedito de Lira, Marx Beltrão e Artur Lira, que sempre nos ajudam no que é possível, que sempre nos abrem as portas para que consigamos tudo isso para que essa cidade possa progredir e avançar em um horizonte mais tranquilo. A nossa cultura sempre existiu e sempre foi muito forte. O que estamos fazendo é revalorizando as nossas tradições na capital alagoana da Cultura. Por fim, destacar o homenageado da nosso São João, o Lula Demó, que tanto contribuiu para a cultura da nossa terra”.

 Estiveram presentes à solenidade da abertura oficial do São João do Povo 2018, que foi animada pelo trio Mandacaru, a primeira-dama do município Alexandra Ludugero, a ex-prefeita de Estrela de Alagoas Ângela Garrote, secretários municipais, vereadores e outros convidados.

 

Confira a programação completa do São João do Povo 2018:

 

12/06 (TERÇA-FEIRA) – ARRAIAL ESTAÇÃO DO FORRÓ

16h: DESFILE DE CARROÇAS PELAS RUAS DA CIDADE

18h às 20h30: ABERTURA DO CONCURSO DE QUADRILHAS – PALHOÇÃO

20h30 às 21h30: FORRÓ PÉ-DE-SERRA – PALHOÇÃO

21h30 às 22h: QUADRILHA CONVIDADA – PALHOÇÃO

22h às 23h30: DONA FLOR – PALCO PRINCIPAL

23h50 às 01h30: LUAN ESTILIZADO – PALCO PRINCIPAL

 

16/06 (SÁBADO)

16h às 19h: QUADRILHAS DAS ESCOLAS – PALHOÇÃO

19h às 21h30: CONCURSO DE QUADRILHAS – PALHOÇÃO

21h30 às 22h30: COCO DA NEGA- PALHOÇÃO

22h30 às 23h30: SINTONIA DO FORRÓ – PALCO PRINCIPAL

23h50 às 01h30: PETRÚCIO AMORIM – PALCO PRINCIPAL

21/06 (QUINTA-FEIRA) *DIA MUNICIPAL DA CULTURA*

15h às 16h: DESFILE/GRUPOS CULTURAIS PELAS RUAS DA CIDADE

16h às 18h: APRESENTAÇÕES CULTURAIS NO CENTRO DA CIDADE

 

23/06 (SÁBADO)

17h às 19h: QUADRILHAS DAS ESCOLAS – PALHOÇÃO

19h às 21h: CONCURSO DE QUADRILHAS – PALHOÇÃO

21 às 22h: QUADRILHAS CONVIDADAS – PALHOÇÃO

22h às 23h: FORRÓ PÉ-DE-SERRA – PALHOÇÃO

23h às 23h50: DANIELZINHO E APROVADOS – PALCO PRINCIPAL

23h50 às 1h30: FORRÓ MAIOR – PALCO PRINCIPAL

 

28/06 (QUINTA-FEIRA)

18h às 19h: QUADRILHAS DAS ESCOLAS – PALHOÇÃO

19h às 21h: SEMIFINAL DE QUADRILHAS – PALHOÇÃO

21h às 22h: FORRÓ PÉ-DE-SERRA – PALHOÇÃO

22h às 23h50: GERAÇÃO NORDESTINA – PALCO PRINCIPAL

23h50 às 1h:30: AMAZAN – PALCO PRINCIPAL

 

29/06 (SEXTA-FEIRA)

18h às 19h: QUADRILHAS DAS ESCOLAS – PALHOÇÃO

19h às 20h: FINAL/QUADRILHAS – PALHOÇÃO

20h às 21h: QUADRILHAS CONVIDADAS – PALHOÇÃO

21h às 22h: FORRÓ PÉ-DE-SERRA – PALHOÇÃO

22h às 23h50: FORROZÃO SUPAPO – PALCO PRINCIPAL

23h50 às 1h30: KÁTIA CILENE – PALCO PRINCIPAL

30/06 (SÁBADO) – PALMEIRA DE FORA

19h às 21h: APRESENTAÇÃO DAS QUADRILHAS CAMPEÃS/PALMEIRA DE FORA

21h às 22h: QUADRILHAS CONVIDADAS/PALMEIRA DE FORA

22h às 23h50: ALEX SOUZA – PALCO PRINCIPAL/PALMEIRA DE FORA

23h50 às 1h:30: JORGE DE ALTINHO PALCO PRINCIPAL/PALMEIRA DE FORA