Geral

Prefeitura de Palmeira e Secretaria Municipal de Educação realizam III Confemepi

25/05/2018
Prefeitura de Palmeira e Secretaria Municipal de Educação realizam III Confemepi

IMG-20180525-WA0015

O prefeito Júlio Cezar participou hoje (25) da abertura da III Conferência Municipal de Educação de Palmeira dos Índios (III Confemepi). O evento, realizado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de 250 educadores das redes estadual e municipal de ensino público e também do ensino superior. Os profissionais participaram de diversas atividades como debates e plenária. A Conferência foi aberta pela coordenadora da III Confemepi Joelma Toledo, que destacou os oito eixos, com temas relevantes para a educação do município.

No final da Conferência foram eleitos os delegados para a etapa estadual e para a Conferência Nacional de Educação (Conae -2018). O evento também contou com apresentações culturais das escolas do município. O palestrante professor e mestre Neilton Nunes ministrou palestra sobre a Consolidação do SNE (Sistema Nacional de Educação) e PNE (Plano Nacional de Educação): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O promotor de Justiça Thiago Chacon destacou o trabalho do prefeito Júlio Cezar por priorizar a educação no município. “Qualquer país, ou cidade, que pensa no futuro, pensa na educação. Por isso, o Ministério Público não poderia ficar de fora desta Conferência, que tem como objetivo pensar a educação de forma organizada. Parabenizo todos os que estão na organização deste evento e ao prefeito Júlio Cezar, pois a cada encontro que temos fica mais claro o quanto ele valoriza e prioriza a educação no município”, disse o promotor.

Para a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, a Conferência foi um momento importante para traçar novos planos e projetos. “Estamos na luta para trazer mais alunos para a rede pública e elevar as políticas públicas que são destinadas para a área. Tivemos algumas metas alcançadas, como a compra de mobílias, graças aos esforços do prefeito Júlio, pois ele vem lutando para oferecermos uma educação de qualidade e melhores condições físicas para as escolas. A Conferência é um momento de discutir os eixos, de acordo com cada necessidade e traçar planos e projetos que contribuam para a melhoria do nosso ensino”, reforçou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em promover a III Conferência e avaliou que organizar a educação no município demanda tempo. “Quero parabenizar a todos pela iniciativa porque sabemos que não é fácil ter que fazer as coisas sem recursos. Mas também temos conseguido muito com a integração de vocês, professores. O FNDE estará aqui na próxima semana para conhecer as nossas ações e projetos, as melhorias nas escolas e algumas inaugurações. Muitas escolas não são modelos e não oferecem condições para o aluno e o professor. Mas vamos ajustando as coisas e discutindo as prioridades, a partir da chegada de mais recursos”, garantiu o prefeito.

E continuou. “Por isso, estamos planejando as ações, junto com a Unesco, e temos que preparar tudo, pois a educação é uma semente que germina em médio e longo prazo. É por isso que não queremos medir forças com ninguém, pelo contrário. É unir forças com as entidades, com o Sinteal, que aceitou o nosso reajuste salarial para o servidor e, aos poucos, vamos melhorando os indicadores de qualidade de ensino mas, também, a motivação profissional. Esta Conferência é  a oportunidade para termos os melhores resultados para um ensino  de excelência”, finalizou o prefeito.

Participaram do evento educadores do município, representante da 3ª Gere Olímpia Alves, a presidente do Conselho Municipal de Educação Denise Tenório, o professor Tony Fábio, que representou o ensino superior, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Josival Calixto, pais e alunos das redes de ensino público.