Artigos

Maria, nossa Senhora e Mãe

29/05/2018
Maria, nossa Senhora e Mãe

Neste mês de Maio, voltado às Mães, reflito sobre o papel de Nossa Senhora na minha vida. Faço isso com sentimento saudoso de filho que “perdeu” sua mãe terrena em 18 de Maio (dia de Nossa Senhora Rainha de Schoenstatt,). Mas, não é lá só isso! Meu pai, homem justo e fraterno, faleceu em 16 de julho (dia de Nossa Senhora do Carmo). Minha irmã, chamada Maria, partiu para Jerusalém Celeste em 8 de dezembro (dia de Nossa Senhora das Neves), data da Assunção de Nossa Senhora. Tanto minha mãe terrena, quanto meu pai e minha irmã, eram pessoas devotadas à Nossa Senhora. Em vida, sempre foram adeptas à Oração do Rosário e faziam questão de venerar à Mãe de Jesus. Eu, desde tenra idade, aprendi com meu pai a venerar a Mãe do Salvador. E, como filho fiel ao meu pai, compreendi que devo manter essa “aliança” com Nossa Senhora,  fazendo uso dos hábitos e dos costumes que me aproximam à Família Sagrada.

Claro que não tenho a dedicação fervorosa que meu pai tinha. Mas, faço o que posso para manter essa fidelidade com Maria, a mãe de Jesus. Por exemplo, adoro ler de tudo sobre Maria, não só livros católicos como outras obras religiosas: no Alcorão, Maria lá está; nos livros Espíritas Ela se faz psicografada, e assim por diante. Em tudo e em toda parte Ela brilha, destaca-se e me salta aos olhos. Posso garantir que Ela advoga minhas causas e fortalece a minha inteligência. Porém, em se falando da Mãe de Deus (segunda pessoa da Santíssima Trindade), não poderia esquecer o quanto Ela é amada e venerada. E isso não é fanatismo nem superstição.

Ela realmente fascina nossas vidas. Muitos títulos lhes são dados e muitos nomes lhes são acrescidos, como Nossa Senhora da Conceição, quando nos referimos que Ela foi concebida Imaculada, pura e virgem, em razão da sua maternidade Divina. Maria é chamada por vários nomes e por inúmeros títulos. Eu mesmo cataloguei mais de 180 nomes, variando de lugares, de sentimentos e de adjetivos notáveis. Seus títulos significam proteção, guia, socorro, consolo, graça, paz, amparo, luz, piedade, etc. Entretanto, mesmo com tantos títulos, a Virgem Maria é parte de um   único espírito! O povo lhe rende louvor e homenagem, tal como Jesus Cristo a honrou como filho. Maria está atenta às necessidades humanas. Devemos ter com Ela uma verdadeira aliança, porque somos levados a reconhecer a Sua Excelência de Mãe de Deus. A Virgem Maria a quem veneramos com muito amor, nos ensina o caminho que nos leva a Deus, para que o adoremos e para vivermos o mandamento maior do Amor.

Jesus Cristo quando estava crucificado nos deu sua Mãe. Disse ele, dirigindo-se ao discípulo João: “Filho, eis aí tua Mãe!” E para Maria, afirmou: “Mãe, eis aí teu Filho!”. Logo, Maria é Mãe de todos nós e, como tal, tem poder para interceder por nós junto ao Salvador e ao Pai Eterno. Essa “graça” Ela conquistou com sabedoria nos momentos em que fez uso da palavra. Diante do Anjo Gabriel, ela confessou: “…Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Mas, o começo dos sinais se deu na Festa de Casamento de André, irmão de Pedro. Maria disse a Jesus: “Filho, eles não têm mais vinho!”. E Jesus respondeu: ”Mulher, o que temos nós a ver com isso? Ainda não chegou a minha hora”. Mas, Maria não se intimidou e disse aos servos da casa: “Fazei tudo o que ele vos disser”. E logo aconteceu o milagre da transformação de água em vinho. Ora, se Maria é a Boa Mãe, Jesus Cristo é o Bom Pastor. Disse Ele: “Eu sou a porta.

Quem entrar por mil será salvo… Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. No mais, essa família sagrada só nos transmite paz. Quando Felipe pediu-lhe: “Senhor, mostra-me o Pai…” Jesus lhe repreendeu: “Felipe, há tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quem me viu, viu o Pai…” Mas, foi o apóstolo João, o amado, quem sentenciou: “Deus é Amor!”. E isso nos basta! Amor é sentimento nobre e puro do bem. Amor é dedicação absoluta de um ser para com outro. É ternura, é perdão, é compaixão, é afeição, é devoção, é culto, é veneração. Amor é muito mais que Paixão. Maria, Jesus e o Pai Eterno são nossos amores divinos. Pensemos nisso nesse mês de Maio! Por hoje é só.