Alagoas

Instrutores e diretores de autoescolas participam de atualização no Detran/AL

12/05/2018
Instrutores e diretores de autoescolas participam de atualização no Detran/AL
Curso visa à qualificação permanente dos profissionais que atuam diretamente na formação dos futuros condutores ((Fotos: Lays Peixoto)

Curso visa à qualificação permanente dos profissionais que atuam diretamente na formação dos futuros condutores ((Fotos: Lays Peixoto)

Estatísticas de trânsito apontam que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. Com o propósito de mudar este cenário e oferecer à população instrutores mais capacitados, responsáveis por ensinar as regras essenciais aos futuros condutores, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da Chefia de Educação, promoveu, nesta sexta-feira (11), a primeira edição do curso de atualização para instrutores e diretores de autoescolas.

Em parceria com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, o curso teve como principal intuito ressaltar a importância da qualificação constante do corpo docente que atua na área, abordando positivamente as questões de trânsito, não limitando apenas ao aspecto técnico.

Lays Peixoto

Representando a presidência do Detran/AL, o chefe de gabinete, Antônio Tenório, iniciou a solenidade reforçando que o órgão se preocupa em oferecer um trânsito seguro e consciente, e que no mês em que se comemora o Maio Amarelo, o apelo é para que os motoristas tenham mais prudência e respeito pelas regras.

“Ficamos muito felizes em saber que os instrutores estão buscando essa qualificação, que estão preocupados em obter ainda mais conhecimento para que possam repassar àqueles que estão em processo de retirada da primeira habilitação. E, especialmente neste mês, destinado ao movimento Maio Amarelo, queremos reforçar constantemente a luta pela prevenção de acidentes no trânsito”, explicou Tenório.

A atualização foi conduzida pelo advogado e membro da Câmara Temática de Formação e Educação no Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Magnelson Carlos de Souza, que também é presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas do Estado de São Paulo. Magnelson enfatizou a importância do curso.

Lays Peixoto

“Sinto-me honrado em participar dessa ação, aqui, no Detran de Alagoas, que é fundamental no sentido de requalificar esses profissionais. Os recursos humanos são imprescindíveis para melhor a formação dos condutores”, salientou o advogado.

Durante a palestra foram abordados temas referentes à legislação educacional de trânsito vigente, a missão de mudar padrões e pensamentos sobre o principal papel do instrutor, mudanças recentes que envolvem o processo de formação de condutores no Brasil entre outros assuntos.

Para o instrutor de Trânsito da Autoescola Via Expressa, Agciel Bezerra, a atualização contribuiu bastante para ele, que é um profissional da área. “Qualquer profissão necessita de uma boa atualização, principalmente essa área do trânsito, que tem várias mudanças, resoluções ou até mesmo deliberações, quase todos os dias. Essas informações são essenciais para que a gente possa levar até os nossos alunos, para que eles saiam da autoescola preparados e não venham a ser vítimas do trânsito”, concluiu.

Neste sábado (12), o Detran/AL e o SINDCFC também irão promover a mesma atualização no município de Arapiraca para os instrutores da região do Agreste. O curso será realizado no Sesc regional, das 10h às 12h.