Artigos

A Igreja do Deus Vivo

26/05/2018
A Igreja do Deus Vivo

Frei Francisco Battistini, natural da cidade de Fivizzano, Massa Carrara, fez seus estudos filosóficos/teológicos nos seminários dos Padres Carmelitas Descalços de Pisas/ Florença. Ordenou-se em 1961 e, depois, veio para o Brasil. Notabilizou-se ao escrever belíssimo livro intitulado A Igreja do Deus Vivo – Curso Básico Popular Sobre a Verdadeira Igreja -. Editora Vozes, 2010, 40ª Edição. Recebi-o do saudoso colega Geraldo Câmara, ex-diretor cultural da Associação Alagoana de Imprensa( AAI).

A obra, por sua vez, fora escrita em forma de cinquenta lições didáticas a fim de facilitar a leitura aos leigos quer na religião Católica Apostólica Romana, quer àqueles evangélicos que seguem à doutrina de Martinho Lutero. Desse modo, torna-se imperativo refletir o que escrevera o Santo Padre João XXIII: “ É PRECISO OLHAR AQUILO QUE NOS UNE, E NÃO AQUILO QUE NOS SEPARA”. Ademais, o Fundador da Verdadeira Igreja sentenciou: “ HAJA UM SÓ REBALHO E UM SÓ PASTOR” ( Jo 10,16).

Por exemplo, a Bíblia Católica contém todos os livros inspirados por Deus, que são 73 livros ao todo: 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Enquanto isso, a Bíblia protestante é composta apenas de 66 livros assim discriminados: 39 do AT e 27 do NT.Os sete livros que faltam são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1Macabeus, 2Macabeus.Também surrupiaram os capítulos 10 a 16 do Livro de Ester e os capítulos 3,13 e 14 do Livro de Daniel.

Segundo o autor, a justificativa prende-se aos fatos.Depois da morte do último apóstolo, até o ano de 381 ( Concílio de Constantinopla), havia muitos livros adulterados que passavam como se fossem inspirados , mas não eram. Foi o Papa Dâmaso que, em 381, assistido pelo Divino Espírito Santo, definiu que os livros inspirados no NT são os que nós conhecemos e aceitamos. E os nossos irmãos protestantes aceitam também”.

Trata-se, portanto, de um documento que tem densidade científica e, ao mesmo tempo, fora escrito baseado em Partes com as seguintes determinações: Noções sobre a Bíblia, Principais erros contra a Bíblia, a Verdadeira Igreja de Jesus Cristo, Origens das outras Igrejas Cristãs: O protestantismo e Lutero, Batistas, Presbiterianos,  Congregacionalistas, Metodistas, Anglicanos e Episcopalianos, Adventistas, Testemunhas de Jeová, Pentescostais e Assembleia de Deus e suas outras denominações.

Por outro lado, traz no bojo da obra diversas temáticas, a saber: A Igreja e os pobres, A vida da Igreja: a Graça, Somos filhos de Deus, A alma da Igreja, O Espírito Santo que santifica e governa a Igreja, O Espírito Santo  e o cristão e outros temas relevantes na formação cristã do povo de Deus.

 Frei Battistini contempla no seu pensamento de escritor abalizado nos conhecimentos adquiridos, uma Oração que a reproduzo para que sirva de reflexão aos irmãos na fé em Deus, o Todo-poderoso que nos ensina nas séries dos séculos. E, por isso, sejamos contemplativos. “ Ó Deus, Pai de bondade e de misericórdia!/ Fomos nós que, com o nosso orgulho e a nossa malícia,/ criamos a divisão na vossa Igreja./ Na vossa infinita bondade,/ perdoai o nosso pecado, / que nos envergonha diante do mundo,/ e escutai a oração do vosso Filho Jesus Cristo/ e a nossa, e fazei com que o vosso Reino seja um,/ como vós./Pai, sois um com o vosso Filho,/ na unidade do Espírito Santo. Amém.As religiões protestantes traduzem uma interpretação errônea dos ensinamentos originais de Cristo.E, por conseguinte, tem o dedo do livre arbítrio. Não se julga para não ser julgado.Organização: Francis Lawrence.