Geral

Ibovespa tem 4ª queda consecutiva e acumula perda de 3,85% na semana

04/05/2018

O Índice Bovespa ensaiou uma recuperação ao longo do pregão, mas perdeu fôlego e acabou por registrar sua quarta queda consecutiva. Em um dia de fortes ganhos nas bolsas de Nova York e de agenda doméstica escassa, o índice terminou a sessão de negócios em baixa de 0,20%, aos 83.118,03 pontos. Com isso, encerrou a semana com perda acumulada de 3,85%. Os negócios do dia somaram R$ 11,6 bilhões.

O viés positivo ao longo do dia foi determinado principalmente por Vale, siderúrgicas e elétricas, que tiveram ganhos expressivos ao longo do pregão. Por outro lado, Petrobras e o setor financeiro tiveram desempenho fraco. No melhor momento do dia, o índice alcançou um ganho de 0,46%, ao mesmo tempo em que as bolsas de Nova York subiam perto de 2%. No pior momento, chegou a cair 0,65%.

O período da tarde foi de agenda esvaziada, o que manteve os analistas ainda focados na análise do relatório de empregos dos Estados Unidos, o “payroll”, principal evento do dia. O relatório apontou criação de 164 mil vagas em abril, abaixo das previsões, que apontavam para 195 mil novos postos. O salário médio por hora trabalhada subiu 0,15% e também ficou aquém do esperado (0,20%). Em contrapartida, a taxa de desemprego caiu para 3,9% em abril, atingindo o menor nível desde dezembro de 2000.

“O dia foi um pouco estranho lá fora, com os ativos nem sempre mostrando correção com os dados do Fed. As bolsas de Nova York mostraram um alívio depois das quedas recentes, mas não ficou claro se foi em função de fluxo ou de ajustes após os dados de emprego”, disse Rafael Bevilacqua, estrategista da Levante Ideias de Investimento.

Na análise por ações, o destaque do dia ficou com Lojas Renner, que subiu 5,43%, liderando os ganhos do Ibovespa, depois de divulgar resultados acima do esperado pelo mercado no primeiro trimestre de 2018. Usiminas PNA avançou 3,68%, beneficiada pela elevação de rating anunciada pela agência de classificação de risco Fitch, de B para B+, com perspectiva elevada de estável para positiva. Por outro lado, Itaú Unibanco PN, que divulgou balanço dentro do previsto no último dia 1º, teve queda de 1,17%, fechando na mínima do dia.

“Não acompanhamos as bolsas de Nova York hoje porque os cenários se mostram bastante diferentes. Não foi um dia em que foi possível acompanhar o mercado externo”, disse Ariovaldo Santos Ferreira, gerente de renda variável da Hcommcor. Em Nova York, boa parte da alta esteve relacionada, por exemplo, a ações de tecnologia, com poucos pares no Brasil. Além disso, balanços e “payroll” tiveram leituras mais específicas, diversas dos mercados emergentes.

Autor: Paula Dias
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.