Alagoas

Gerente de Integridade da Eletrobras Alagoas conquista Certificação Profissional em Compliance

16/05/2018
Gerente de Integridade da Eletrobras Alagoas conquista Certificação Profissional em Compliance

Estar em conformidade é uma das principais e constantes buscas da Eletrobras Distribuição Alagoas. No início de maio, a gerente de Integridade da Distribuidora, Ylmara Torres, conquistou a certificação Profissional em Compliance. O reconhecimento traz diversos benefícios, tanto ao profissional certificado, quanto para a Empresa, e, ainda, ao mercado de trabalho no seguimento de Compliance, na medida em que eleva sensivelmente o padrão técnico de seus participantes.

Com validade de dois anos, a Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção (CPC-A), da LCB (LEC Certification Board), em parceria com a FGV Projetos, atesta, por meio de uma prova, que o candidato aprovado possui  conhecimentos relevantes em Compliance e que está apto a colocar em prática as técnicas de conhecimento na Empresa. Por isso, a Eletrobras tem se destacado pelas boas práticas de Integridade desenvolvidas tanto junto a seus colaboradores como com seus clientes.

“A importância dessa certificação é o fato de testar e atualizar o conhecimento, além de adequação às necessidades do mercado, enquanto profissional da área de Compliance. Quanto à Empresa, ter um bom técnico gera benefícios diretos e indiretos de diferenciação no meio empresarial, além de agregar maior credibilidade, principalmente se for sob a égide da integridade e da ética”, destacou Ylmara Torres.

COMPLIANCE – O programa de Compliance visa incentivar os colaboradores da Distribuidora a praticar atitudes íntegras e em conformidade com as regras da Lei 12.846/2013. A lei é regulamentada pelo decreto 8.420/2015 e prevê punição tanto para pessoas físicas como jurídicas envolvidas em práticas irregulares.  Nela são tipificadas dois tipos de corrupção: a passiva, quando alguém recebe propina para beneficiar outrem e a ativa, quando alguém oferece propina para ser beneficiado.

Desde 2010, as empresas do Sistema Eletrobras trabalham de forma integrada e única com a utilização de um só Código de Ética. Fruto de uma realização conjunta, de um trabalho compartilhado e com o mesmo objetivo, o documento foi criado para unificar e sistematizar procedimentos que possam resultar em melhores práticas de comportamento por parte de todos os empregados.