Geral

Encontro Estadual do Microempreendedor Individual abre programação da 10ª Semana do MEI

18/05/2018
Encontro Estadual do Microempreendedor Individual abre programação da 10ª Semana do MEI

Iniciando a vasta programação da 10ª edição da Semana do MEI, o Sebrae em Alagoas promoveu, na noite dessa segunda-feira (14), o Encontro Estadual do Microempreendedor Individual (MEI), no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió. O evento contou com um talk show para apresentações de casos de sucesso locais, mostrando a força do empreendedor alagoano e os benefícios que a formalização pode trazer.

O evento foi aberto por Kennedy Calheiros, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas, que enfatizou a importância da Semana do MEI como um período para capacitar as micro e pequenas empresas, oferecendo acesso às palestras e oficinas com temas ligados ao empreendedorismo, marketing e vendas, crédito, finanças, entre outras necessidades, sempre com foco no mote ‘MEI, é hora de vender’.

Calheiros ainda contou um pouco de sua trajetória como empreendedor. “Comecei aos 16 anos, fabricando cadeiras e vendendo na praia, na Barra de São Miguel. Iniciei pequeno e hoje tenho quase 300 funcionários nas minhas seis empresas. Todas as grandes empresas nasceram pequenas também. A Coca-Cola era pequena, Bill Gates começou em uma garagem. Não tenham medo, acredite em suas ideias, enfrentem a vida. Por conta de vários entraves, temos empecilhos para crescer, mas lembrem-se que quem produz são vocês, assim como quem cria riqueza no país. Independente de tamanho, todos os empreendedores são importantes para o Brasil”, frisou.

Talk show casos de sucesso

Dando continuidade ao evento, o jornalista Mauro Wedekin mediou o talk show que apresentou ao público três empreendedores que começaram como MEI e hoje estão como Microempresa (ME). Eles tiveram apoio do Sebrae com a orientação para se formalizar, participando de capacitações e consultorias.

O primeiro deles foi Anderson Vieira, do Restaurante e Galeteria Comida Boa, que fica no bairro Petrópolis, em Maceió. Anderson iniciou o negócio utilizando um tonel como churrasqueira e apenas 10 galetos. O negócio foi dando certo, ele se formalizou, virou MEI, não parou de crescer e hoje é ME. Segundo ele, com a formalização veio a confiança perante os fornecedores e a identidade do negócio. Anderson também revelou as primeiras dificuldades e deixou um conselho para o público.

“Vivi uma fase difícil, na qual dependia muito de programa do Governo Federal. Cheguei a comer feijão azedo. Eu passava por aquilo e não aceitava, dizia que aquilo não era para mim, queria mudar. Nunca imaginei ter um restaurante. No primeiro dia, só foi uma pessoa. A vida de empresário não é fácil. As pessoas aparecem para dizer que não vai dar certo, mas o empreendedor tem que utilizar esses conselhos para se tornar mais forte, se capacitar e fazer a empresa crescer. Empreender é lutar e acreditar em si mesmo”, pontuou.

Outro caso de sucesso foi contado por Daniel Queiroz da Silva, da AF Alimentos, de Palmeira dos Índios. O empresário trabalhou durante anos em grandes empresas de São Paulo e com o conhecimento adquirido abriu seu próprio negócio. Com o apoio da família, começou a produzir e comercializar pães e panetones. Depois de várias idas e vindas entre Palmeira dos Índios e São Paulo, comprou equipamentos, fez pães e panetones e passou a fornecer para estabelecimentos em Palmeira. A receita deu certo e ele também saiu de MEI para ME.

“É com muito trabalho que chegamos lá. Não adianta só sonhar; tem que trabalhar e saber aproveitar as oportunidades que a vida nos dá. Elas aparecem quando a gente menos espera. Uma vez fui na Sala do Empreendedor de Palmeira dos Índios sem muita esperança, sem colocar fé, mas foi lá que tive uma oportunidade e as coisas mudaram. Me formalizei, busquei mais conhecimento lá, recebi consultorias do Sebrae e hoje a empresa está firme”, revelou Daniel.

Por fim, Júlio Cardozo, do Comercial Kuazizi Tudo de Piaçabuçu, contou o caso de sucesso da empresa iniciada pelo seu pai, o seu Zizi, que durante muitos anos iniciou o negócio no município, comercializando ‘de tudo’. Após a morte do pai, os filhos tentaram dar continuidade, mas, não deu certo logo de início. Júlio Cardozo persistiu, fez o Empretec, se formalizou e conseguiu.

“Comecei como meu pai, vendendo petecas, ximbras, peões e hoje vendo mais de 500 itens. Sou grato ao Sebrae pelo que sou hoje, por ter saído de MEI para ME. As pessoas de Piaçabuçu não precisam mais ir até Penedo para comprar as coisas. Quando perguntam o que faço da vida, tenho orgulho de dizer que sou empresário. Isso é muito gratificante”, concluiu Júlio Cardozo.

Palestra

O Encontro Estadual do Microempreendedor Individual ainda contou com a palestra ‘Seja um Gigante em Vendas’, ministrada pelo alagoano Fabrício Medeiros, da ‘Quebre a Banca’, professor de negociação e liderança da FGV e que já ministrou capacitações para o Facebook, sendo o primeiro brasileiro a treinar a equipe de vendas do Facebook na América Latina, capacitando, também, equipes do Google e LinkedIn.

Medeiros abordou estratégias de vendas e deu dicas como: escutar o cliente; estar atento a ele; ser ágil; antecipar-se; estar nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Whatsapp, respondendo sempre de maneira imediata. Fabrício também deu outras dicas sobre vendas.

“O ideal é fazer provas sobre os produtos, conhecer o produto profundamente para poder vender. Estamos em uma era em que o cliente quer saber como o produto é. O empreendedor tem que olhar para a realidade, ter o melhor produto e serviço, mesmo que não tenha a melhor estrutura inicialmente. É importante, também, que ele busque acompanhar aquele cliente que gosta da loja, passando as novidades, informações e o que ele poderia gostar”, finalizou.

Semana do MEI

A 10ª do Semana do MEI e a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, eventos realizados no período de 14 a 18 de maio, oferece ao público capacitações em 26 municípios alagoanos e cidades-polo, as quais o Sebrae conta com Escritório Regional, que são Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, articulando os municípios do entorno.

No período, o atendimento ao MEI e ao público será feito no Sebrae e nas Salas do Empreendedor em seus municípios, sobre formalização, gestão empresarial e preenchimento da Declaração Anual do MEI (DASN – SIMEI), serviços de baixa e alteração da empresa, atendimento e orientação técnicas diversas.

Em Maceió, o atendimento será feito, também, nas Salas do Empreendedor no Shopping Popular, no Centro; no Maceió Shopping, na Mangabeiras; e no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes.

A 10ª do Semana do MEI e a 5ª Semana de Educação Financeira contam com o apoio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Receita Federal, Agência Desenvolve, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado de Alagoas, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Alagoas (FCDL) e Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800 ou na Sala do Empreendedor dos munícipios que receberão o evento.

Para mais informações, ligue 0800 570 0800.