Cidades

Dia D do Governo Presente atendeu mais de 9 mil pessoas em dois municípios

10/05/2018
Dia D do Governo Presente atendeu mais de 9 mil pessoas em dois municípios
Criança da tribo Wassu Cocal em atendimento no Dia D do Governo Presente. Divulgação

Criança da tribo Wassu Cocal em atendimento no Dia D do Governo Presente. Divulgação

O Dia D do Governo Presente atendeu mais de 9 mil pessoas nas 35ª e 36ª edições. Com programação focada para atender os povos tradicionais — como os quilombolas e indígenas, graças à interlocução feita pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil — os municípios beneficiados foram Santana do Mundaú e Joaquim Gomes, que receberam ações de cidadania com diversos serviços gratuitos do Estado.

O Dia D ocorreu na terça (8) e quarta-feira (9), nas comunidades quilombolas de Santana do Mundaú e na comunidade indígena Wassu Cocal, de Joaquim Gomes. Juntas, as duas ações somaram 9. 122 atendimentos em serviços de saúde, como vacinação, teste de HIV; Cartão do SUS; emissão da 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, CPF, e atividades de recreação para as crianças.
Na quarta-feira, em parceria com a prefeitura local e a Associação da Aldeia, as ações se concentraram na Escola Estadual Indígena Estadual José Máximo de Oliveira com serviços e atendimentos para os indíos da tribo Wassu Cocal.

Já na terça-feira, os quilombolas de Santana do Mundaú contemplados foram as comunidades de Jussara, Mariana e Fioluz, atendendo à solicitação feita ao Governo do Estado pelo Instituto Irmãos Quilombola.

“O  objetivo foi alcançado mais uma vez que é o de aproximar, integrar, levar cidadania e diversos serviços à população mais distantes, agora com olhar também para os povos tradicionais do nosso Estado”, destacou o secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão.