Geral

Bolsa de Londres fecha em leve alta após decisão dos EUA sobre tarifas

01/05/2018

A Bolsa de Londres teve um dia de baixa liquidez, devido ao feriado do Dia Internacional do Trabalho, que manteve as demais praças da região fechadas nesta sessão. O índice FTSE 100 registrou ligeira alta, de 0,15%, aos 7.520,36 pontos, no dia seguinte à decisão dos Estados Unidos de estender as negociações com a União Europeia sobre as tarifas impostas às importações de aço e alumínio por mais 30 dias.

As ações da Anglo American subiram 0,60%, as da BHP Billiton avançaram 0,61% e as da Antofogasta tiveram alta de 1,93%, enquanto as da Glencore despencaram 4,96% e as da Rio Tinto caíram 0,80%.

Já as ações da petroleira British Petroleum (BP) subiram 0,11%, reagindo ao balanço da companhia, que mostrou o melhor lucro trimestral desde 2014 nos primeiros três meses de 2018. O avanço se deu apesar da queda de mais de 1% nos preços do petróleo nesta sessão.

Mais cedo, o mercado acionário inglês ganhou força e a moeda local se enfraqueceu em relação ao dólar depois que a IHS Markit informou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Reino Unido caiu de 54,9 em março para 53,9 em abril. Analistas previam queda menor, para 54,5, e este é mais um dado que mostra o desaquecimento da atividade britânica em meio às já difíceis negociações em torno do Brexit (saída do país da União Europeia). O resultado do PMI deixa ainda mais remota a possibilidade de o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevar os juros no curto prazo, como era cogitado até o início do mês passado. Com isso, as ações voltam para o radar dos investidores.

Autor: Francine De Lorenzo e Célia Froufe
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.