Alagoas

AL comemora prospecção de novos empreendimentos e diversificação da produção

25/05/2018
AL comemora prospecção de novos empreendimentos e diversificação da produção
Novas indústrias geraram um total de mais de 30 mil vagas de emprego

Novas indústrias geraram um total de mais de 30 mil vagas de emprego. Kaio Fragoso

O Dia da Indústria é comemorado nesta sexta-feira (25) e Alagoas tem apresentado resultados positivos para o setor. O trabalho de prospecção de novos empreendimentos, a diversificação da produção, a política de incentivos fiscais e locacionais do poder público, além dos investimentos em infraestrutura têm pautado o desenvolvimento industrial no Estado.

Enquanto o cenário nacional acompanha a retração na economia, Alagoas trabalha na prospecção de novos empreendimentos. De acordo com dados da Superintendência da Indústria e Comércio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) já foram inauguradas 15 indústrias incentivadas, gerando um total de mais de 30 mil vagas de emprego. Em processo de instalação, o estado conta com 12 empreendimentos, que somarão mais de 10 mil novas vagas de trabalho no mercado.

Uma das empresas a ser inaugurada é a BHR, que já funciona com 120 operários e após sua ampliação o quadro total chegará a 400. A indústria é a primeira da América Latina a produzir sulfeto de sódio e irá fortalecer a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) no estado, formada por aproximadamente 80 empresas e mais de 15 mil trabalhadores.

De acordo com o diretor executivo da BHR, Alejandro Hita, a escolha por Alagoas aconteceu em função da disponibilidade de matéria-prima e dos incentivos fiscais e locacionais concedidos pelo Governo de Alagoas, por meio da Sedetur e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Novas indústrias geraram mais de 30 mil vagas de empregos

“Estávamos entre nos instalar na Bahia, Curitiba ou Alagoas. Os incentivos concedidos pelo Estado e a qualidade da matéria-prima fornecida pela Braskem para nosso objetivo final destacaram-se em comparação com os outros lugares”, explica Alejandro.

Diferenciais competitivos

No atual cenário econômico, Alagoas possui o melhor incentivo fiscal do Nordeste (NE). Após ser reformulado em 2017, o novo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) oferece desconto de até 92% de ICMS em todo território, na saída de produtos industrializados.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, a melhora nos indicadores nacionais auxiliará no crescimento industrial no estado.

“Alagoas está preparado para o desenvolvimento. A modernização dos polos industriais de Maceió e Marechal Deodoro; os arranjos produtivos locais; as obras de infraestrutura, como duplicação de estradas e saneamento básico; a moderna lei de incentivos fiscais; o início das obras de dragagem do Porto de Maceió e o fortalecimento da CPQP fazem de Alagoas um bom lugar para se investir”, avalia o presidente da Fiea.

Novas indústrias geraram mais de 30 mil vagas de empregos

Além do fortalecimento da CPQP, Alagoas vem diversificando sua produção e apresenta avanços no setor moveleiro. Isso é comprovado por meio da chegada da multinacional Duratex, que produz chapas de MDF e MDP, e é considerada empresa âncora por atrair outros empreendimentos.

Já o setor ceramista ganhou força após a instalação da gigante Portobello, que conta com investimento de mais de R$ 210 milhões. Desempenhando papel de  âncora, a Portobello vem atraindo a atenção de novos investidores desse setor. Um deles é a Esmalglass, produtora de esmalte para cerâmica, que conta com investimento total de R$ 45 milhões.

De acordo com o secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rafael Brito, os diferenciais competitivos oferecidos em Alagoas já resultam em indicadores positivos e atraem a atenção de investidores.

“Alagoas vem provando todo seu potencial econômico com a atração de grandes empreendimentos, além disso as melhorias na infraestrutura, segurança e política fiscal têm colocado o Estado entre os melhores lugares para se investir. Os dados evidenciam isso: as exportações cresceram 58,01 % em 2017, quando comparado ao ano anterior; sem falar na expansão do varejo que marcou 7,7%, percentual muito superior ao do Brasil, que ficou em 2%.  É por meio do trabalho integrado, visando melhorias em diferentes áreas, que é possível alcançar bons resultados e prospectar novos negócios, gerando novas oportunidades de emprego para a população”, afirma Rafael Brito.