Geral

Ação Global é realizada em Palmeira com oferta de serviços e casamento coletivo

28/05/2018
Ação Global é realizada em Palmeira com oferta de serviços e casamento coletivo

b56ae343-6e21-4419-bde5-f808405b68e7

A Ação Global, um dos maiores mutirões de prestação de serviços básicos para a população, aconteceu neste sábado (26), no Colégio Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, e reuniu cerca de 2 mil pessoas. O evento, que aconteceu pela primeira vez no município, foi realizado em uma parceria entre o Governo Municipal, a Rede Globo e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Palmeira representou o Estado de Alagoas na 25ª edição da Ação, que também aconteceu, simultaneamente, em 27 cidades brasileiras. Esta edição teve como foco três temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos brasileiros: educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental.

Como em todas as edições da Ação Global foram oferecidos, gratuitamente, serviços de saúde, cidadania e lazer. A população de Palmeira, e região, teve acesso a atendimento básico de saúde, marcação de consultas, exames, testes rápidos, atendimento odontológico e oftalmológico, palestras, orientações jurídicas e de cidadania, lazer para as crianças, oficinas de pintura, entre outros. O momento mais esperando foi o do casamento coletivo. 145 casais disseram o “sim”, e entraram no ginásio do Estadual, todo decorado para a ocasião, ao som da orquestra Sinfônica Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios. Cabeleireiros, maquiadores e massagistas voluntários cuidaram da beleza dos noivos para a cerimônia.

Durante o evento foram promovidas iniciativas que valorizam a educação de qualidade para todos os cidadãos, sejam eles jovens ou adultos. Com relação aos direitos humanos, o objetivo foi ampliar a discussão e acessibilidade aos direitos de mulheres, negros, LGBTTT, idosos, soropositivos e outros públicos vulneráveis à discriminação e preconceito. Assuntos como saneamento básico, acesso à água potável e reciclagem de lixo foram lembrados no tema Sustentabilidade Ambiental. “Para nós foi um prazer muito grande estar em Palmeira dos Índios pela primeira vez com a Ação Global, ofertar diversos serviços à população, além de temas relevantes de cidadania, direitos humanos, entre outros, e oferecer o que temos de melhor. Queremos agradecer ao prefeito Júlio Cezar e toda equipe pela disponibilidade e parceria”, disse o 1º secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) Alberto Cabus.

A ação inédita em Palmeira reuniu pessoas da cidade e regiões vizinhas, e promoveu cultura, lazer e sustentabilidade. “Esta foi uma grande oferta de serviços que muitas vezes não temos alcance para ofertar no dia a dia. A população de Palmeira está muito feliz pela oportunidade de sediar, pela primeira vez, um evento tão concorrido. Palmeira foi contemplada com a Ação e o evento também atingiu comunidades mais distantes, como as dos índios e quilombolas do município e, também, regiões vizinhas. Já conhecíamos os serviços da Ação Global, em parceria com o Sesi, que sempre são realizados em vários estados. E hoje, chegou a vez de Palmeira ser escolhida e beneficiada com este programa que tem uma marca social muito forte”, completou o prefeito Júlio Cezar.