Geral

Secretário de Estado dos EUA elogia mudança de embaixada para Jerusalém

29/04/2018

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse que seu país está “incrivelmente orgulhoso” da mudança de sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém em 14 de maio. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se disse contente com a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Pompeo está realizando sua primeira viagem ao exterior como principal diplomata dos EUA e se reuniu com Netanyahu neste domingo.

Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental, anexada por Israel, como sua capital e criticam a decisão dos EUA. Pompeo não tinha nenhuma reunião agendada com autoridades palestinas durante a viagem, que termina na segunda-feira na Jordânia.

Em Tel Aviv, Pompeo repetiu a retórica linha dura contra o Irã que usou na parada anterior, na Arábia Saudita. “Continuamos muito preocupados com o aumento das ameaças do Irã contra Israel e a região e as ambições do Irã de dominar o Oriente Médio”, disse o secretário de Estado após a reunião com Netanyahu. “Os Estados Unidos estão do lado de Israel nessa luta.”

Israel considera o Irã sua maior ameaça e vem liderando uma campanha para que potências ocidentais revisem ou rejeitem o acordo nuclear de 2015 com o Irã. Israel alega que o acordo não é suficiente para impedir que o Irã desenvolva capacidade para produzir armas nucleares e diz que o envolvimento do país na guerra civil da Síria é preocupante.

Após a reunião com Pompeo, Netanyahu disse que Israel e EUA estão comprometidos em impedir que o Irã consiga construir uma bomba nuclear.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deve decidir até 12 de maio se o país continua ou não no acordo nuclear com o Irã. Pompeo repetiu a posição de Trump de que “se não dá para consertar, vamos abandonar” o acordo. Fonte: Associated Press.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.