Geral

Saúde de Jequiá da Praia é destaque no Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica

25/04/2018
Saúde de Jequiá da Praia é destaque no Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica

De acordo com a prefeita Jeannyne Beltrão, com o foco na construção conjunta de uma agenda pela resolutividade da Rede de Atenção à Saúde, a secretária de Saúde, Patrícia Cavalcante, representou o município de Jequiá da Praia, no intuito de multiplicar conhecimento com o modelo de excelência de Implantação do Prontuário Eletrônico Cidadão. “Fomos convidados para compartilhar a experiência exitosa com prontuário eletrônico e tabletes com agentes de saúde. A informatização do trabalho confere agilidade a todos que compõem o quadro da saúde. Os agentes comunitários não precisam mais andar com papéis dando maior agilidade, segurança nas informações e planejamento com as informações precisas. Gera economia e rapidez nas ações”, disse a secretária de Saúde Patrícia Cavalcante.

O diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, João Salame Neto, enfatizou que o encontro visa socializar experiências e políticas que o MS tem para a atenção básica.“ “Pegar como exemplo o que acontece em Jequiá da Praia é extremamente importante para incentivar os municípios a entrarem na informatização. É um modelo encantador e muito organizado. A equipe local da administração municipal está no caminho certo”, ponderou.

O secretário estadual da Sesau, Christian Teixeira, lembrou que a atenção básica é a porta de entrada para o cidadão que necessita de serviço público de saúde. “Em Alagoas nós temos uma peculiaridade, onde 90% da população depende do SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso requer mais atuação dos governos, para que o cidadão tenha um atendimento de saúde pública mais ágil e eficiente”, frisou.

Gestão

Jeannyne destacou a conquista de o Prêmio Inovar entre os 10 melhores municípios em gestão de saúde do país. “O trabalho conjunto de todos que compõem a equipe da saúde traz esse reconhecimento. O grande incentivador do nosso trabalho são as pessoas que mais precisam do Sistema Único de Saúde. O interesse do gestor é essencial para que possamos ser referência e está aqui neste evento compartilhando a nossa excelente experiência é gratificante”, concluiu. O evento reúne equipe do Ministério da Saúde, técnicos municipais, federais e estaduais, além de gestores da Secretaria de Estado (Sesau).